logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Diretoria da OAB/CE conhece calendário de implantação do processo eletrônico na Capital

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) reuniu na segunda-feira (8/10) representantes da advocacia para apresentar o cronograma de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT) nas varas da Capital. O sistema entrará em funcionamento no Fórum trabalhista de Fortaleza dia 12 de novembro. No mesmo dia, serão inauguradas a 17ª e 18ª varas do trabalho.

“Seremos um dos primeiros Fóruns do país a operar o Processo Eletrônico”, afirmou a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar, destacando o pioneirismo do Regional na utilização da ferramenta. Para a presidente, o apoio dos advogados é fundamental para o sucesso dessa nova fase do PJe/JT no Ceará.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/CE, Juarez Dallago, mencionou o baixo número de advogados com certificação digital. “Em um universo de quase quatro mil advogados trabalhistas, temos pouco mais de mil com certificado digital”, alertou. Com a chegada do PJe/JT, o uso do dispositivo será obrigatório.

O Certificado Digital funciona como uma identidade digital que permite ao advogado, por exemplo, assinar eletronicamente documentos, enviar petições, acompanhar o andamento de processos. O documento cifra o conteúdo das mensagens e informações e garante o envio dos dados de modo seguro.

Para obter o certificado, o advogado pode contar com o auxílio da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (clique aqui). Também é possível obter o documento nas agências da Caixa Econômica Federal (clique aqui).

Capacitação, divulgação e criação de uma central de atendimento no Fórum para tirar dúvidas e auxiliar os profissionais com o sistema também foram temas debatidos na reunião. “Não mediremos esforços para que os advogados estejam preparados para a chegada do Processo Eletrônico”, afirmou o presidente da OAB/CE, Valdetário Monteiro.

Vantagens - Com o PJe/JT, o processo tramita exclusivamente via internet, sem utilização de papel. O Processo Eletrônico possibilita consultar os autos virtualmente de qualquer lugar, 24 horas por dia. Os profissionais podem ajuizar ações, interpor recursos e fazer consultas processuais sem precisar sair do escritório ou de casa.