Maracanaú: Justiça do Trabalho abre espaço para a leitura e a cultura
- Página atualizada em 04/11/2024
A Justiça do Trabalho do Ceará dá mais um passo importante na promoção da cultura e do acesso à informação. O Fórum Trabalhista de Maracanaú inaugurou, em outubro, um novo Ponto de Leitura Cidadã, que visa aproximar a Justiça da comunidade, promover a leitura e contribuir para um ambiente mais humano e acolhedor.
A instalação do projeto da Biblioteca do TRT-CE atendeu à solicitação dos magistrados da 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Maracanaú, Rossana Talia Modesto Gomes e Mateus Miranda de Moraes, respectivamente. “Foi pensado visando propiciar um entretenimento cultural aos usuários dos serviços prestados pelas unidades judiciárias, enquanto aguardam suas audiências ou esperam atendimento”, registrou a juíza do trabalho Rossana Talia.
A titular da 1ª VT de Maracanaú mencionou que o acervo do Ponto de Leitura conta ainda com livros infantis, como forma de também atender ao jurisdicionado que não tem com quem deixar seus filhos ao participar das audiências. “Por outro lado, a iniciativa visa também proporcionar um momento de desconexão digital, religando os jurisdicionados e advogados à literatura impressa”, concluiu a magistrada.
A iniciativa já está dando frutos. O advogado Luiz Pedro Praseres compartilhou a experiência literária em sua rede social e destacou a memória afetiva que obteve naquele momento. “Dia 30 de outubro de 2024, audiência presencial na Justiça do Trabalho de Maracanaú. Como de costume, sempre chego 30 minutos antes do horário da audiência. Dessa vez, havia um Ponto de Leitura Cidadã na porta da 1ª Vara. Com um olhar curioso, parei para olhar os livros e um folheto que falava sobre o projeto. Encontrei um livro de poesias do cearense Bráulio Bessa. Aproveitei para ler um pouco e pude relembrar momentos com minha mãe, que hoje já não está mais aqui. Quem diria que, indo para uma audiência normal como qualquer outra, eu poderia ter esse momento de lembrança tão bom?”, contou Luiz Pedro.
A coordenadora da Biblioteca do TRT-CE, Rejane Façanha, destaca que a prática está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem Estar), 4 (Educação de Qualidade) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). “As unidades estão ofertando aos jurisdicionados um equipamento cultural e contribuindo para a região, além de atender aos ODS da Agenda 2030 da ONU”, frisou a bibliotecária.
Público-alvo
A ideia é que os jurisdicionados, advogados, terceirizados, magistrados, servidores e cidadãos que adentrem nas unidades da Justiça do Trabalho cearense possam ter experiências literárias de conexão com as dimensões cognitivas, culturais e afetivas por meio do livro, leitura e da literatura.
A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio da Seção de Biblioteca, mantém atualmente mais três Pontos de Leitura Cidadã: um instalado no 1º andar do Anexo 2 do TRT-CE, um no térreo do Edifício Manoel Arízio (Fórum Autran Nunes, Centro de Fortaleza) e mais um ponto de leitura na Vara do Trabalho de Iguatu.
Fórum Trabalhista de Maracanaú
A 1ª Vara do Trabalho de Maracanaú foi criada pela Lei 10.770 /2003 e instalada em março de 2006, enquanto a 2ª Vara do Trabalho de Maracanaú foi criada pela Lei 12.411/2011 e sua instalação ocorreu em abril de 2012. A jurisdição das unidades trabalhistas engloba os municípios de Guaiúba, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.