logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-CE alcança melhor avaliação entre órgãos do Judiciário no Índice de Governança do TCU

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) alcançou um feito inédito. O órgão obteve a avaliação mais alta no levantamento iESGo 2024 (Índice ESG - Environmental, Social and Governance) entre todos os órgãos que fazem parte dos três ramos do Poder Judiciário, incluindo tribunais superiores e os conselhos de justiça. A iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) avalia o nível de adesão das organizações públicas federais às práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa, abrangendo aspectos essenciais para a excelência administrativa. Trata-se da mais relevante avaliação realizada pelo TCU na área de governança e gestão dos órgãos públicos.

"Não consigo imaginar melhor forma de reconhecimento pelo nosso esforço”, declarou o presidente do TRT-CE, des. Durval Maia

A chancela que o TCU nos concede por meio dessa criteriosa avaliação nos informa, em resumo, que o TRT7 se utiliza das melhores práticas de gestão pública. E isso é algo que nos tranquiliza, pois demonstra que estamos fazendo o nosso trabalho da melhor forma possível. Particularmente, não consigo imaginar melhor forma de reconhecimento pelo nosso esforço”, ressaltou o presidente do TRT-CE, desembargador Durval Maia. De acordo com o magistrado, o resultado vem sendo construído por gestores que o antecederam, quando as primeiras iniciativas foram adotadas para coordenar as ações para melhorar a avaliação do Tribunal

Os dados publicados pelo TCU revelam que o TRT cearense alcançou o Índice Geral de 0,9185, valor considerado “aprimorado” em todas as áreas avaliadas pelo órgão de contas. Em relação à avaliação anterior, realizada em 2021, houve um incremento de 47,93%, o que demonstra um avanço significativo da Justiça do Trabalho do Ceará em todos os itens avaliados, que incluem: Liderança, Estratégia, Controle, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação, Gestão de Contratações, Gestão Orçamentária, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.

O secretário-geral da Presidência, Fernando Freitas, falou sobre os desafios enfrentados para a conquista e sobre a capacidade técnica da área administrativa do Regional. “Quem conhece mais de perto esse levantamento do TCU, sabe o quão técnico e profundo ele é. Portanto, esse resultado mostra o alto nível de amadurecimento profissional e técnico da governança e da gestão do nosso Tribunal, em todas as áreas (pessoal, contratações, TIC, orçamento, governança pública e sustentabilidade). Todos que compõem a área administrativa do Tribunal estão de parabéns”.

O Tribunal de Contas da União realiza, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. O objetivo do iESGo é avaliar a maturidade em governança. A pesquisa analisa como os órgãos públicos gerenciam seus recursos e processos, incluindo aspectos de liderança, estratégia, controle e resultados. Ao todo, 387 organizações públicas de todo o país participaram do levantamento de 2024. o TRT-CE ficou em 16º lugar entre todos os órgãos públicos avaliados.