logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-CE promove solenidade de abertura da Semana Nacional da Execução Trabalhista 2024

desembargador Antônio Teófilo Filho, juiz Mauro Elvas Carneiro, presidente desembargador Durval Maia, juíza Ivânia Silva Araújo, juiz Hermano Queiroz Júnior e advogada Jane Calixto reunidos em foto
Com o slogan “Seu direito vale ouro”, a campanha busca comparar a conquista de um direito trabalhista com a vitória de um atleta nas Olimpíadas

O TRT-CE promoveu, nesta segunda-feira (16/9), a abertura da Semana Nacional da Execução Trabalhista 2024, no Fórum Autran Nunes, Centro de Fortaleza. A ação é promovida em todo o país pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) nos Estados, e tem como objetivo agilizar a resolução de processos em fase de liquidação e execução, ou seja, aqueles em que o trabalhador já obteve a vitória na Justiça, mas ainda aguarda o pagamento dos valores devidos.

Veja mais fotos aqui.

O evento contou com discurso de figuras importantes e representativas, como o desembargador Antônio Teófilo Filho, gestor regional da execução trabalhista no TRT-CE, o juiz Mauro Elvas Carneiro, gestor adjunto da execução trabalhista, o presidente do TRT-CE, desembargador Durval Maia, a diretora do Fórum Autran Nunes, juíza Ivânia Silva Araújo, o juiz Hermano Queiroz Júnior, presidente da Amatra-7, e a presidente da Atrace, advogada Jane Calixto, também representando a OAB-CE.

O desembargador Antônio Teófilo destacou a meta de superar os valores da Semana da Execução do ano anterior. “A nossa expectativa é positiva e esperamos superar os R$ 101 milhões que foram distribuídos aos trabalhadores no ano passado”. O juiz Mauro Elvas Carneiro ressaltou a preparação de todos os servidores, juízes e advogados para esse momento, sendo esperadas mais de 1.800 audiências trabalhistas durante a Semana, além de ressaltar o objetivo de assegurar a solução dos processos trabalhistas e, por consequência, fomentar a economia local, por meio das audiências de conciliação, pesquisas patrimoniais e leilões judiciais.

O desembargador Durval Maia salientou o compromisso do Tribunal em “confirmar a efetividade da execução” e destacou a dificuldade do processo de busca por bens passíveis de execução. “Em muitos casos, devedores adotam estratégias para ocultar seu patrimônio, sendo necessária uma investigação minuciosa”, observou.

Já Jane Calixto enfatizou a importância de atentar-se às ações coletivas, muitas das quais se estendem por anos. Ela destacou o papel fundamental das instituições sindicais na condução desses processos, na defesa dos interesses de seus representados, além da necessidade de que o Tribunal assegure a efetiva execução dessas decisões.

O juiz Hermano Queiroz Júnior explicou que “a execução representa a culminação do trabalho de advogados, juízes e desembargadores, sendo a confirmação de todo o esforço realizado e, embora seja uma prática cotidiana, esta Semana assume uma importância especial”.

Solução trabalhista

Presente ao evento, Mírio Rotex, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará, comemorou a conclusão de uma importante ação judicial na Justiça do Trabalho, em que o empregador quitou uma dívida de R$ 12,2 milhões, referente às rescisões de 609 trabalhadores, cujos direitos ainda não haviam sido garantidos, simbolizando mais uma vitória da execução trabalhista.