Presidente do TRT/CE emociona o público em discurso na Câmara Municipal de Fortaleza
- Página atualizada em 06/08/2024
O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, foi agraciado com a mais alta honraria da Câmara Municipal de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira. A sessão solene aconteceu nesta segunda-feira (5/8), no plenário do Poder Legislativo Municipal.
O auditório da casa legislativa ficou lotado, superando um público de 200 pessoas, entre representantes das três esferas dos poderes, da advocacia, do serviço público, familiares e amigos dos homenageados. Nesta mesma oportunidade, foi agraciada com o título de Cidadã de Fortaleza, a professora de Direito Denise Lucena, que dividiu com o presidente do TRT/CE os discursos de agradecimentos.
“A Comenda que me é conferida e que acabo de receber, fruto de indicação do insigne vereador Luciano Girão, constitui honraria extraordinária com a qual a Câmara Municipal de Fortaleza tem homenageado personalidades de vulto, daqui e de algures, haja vista sua contribuição para o bem da cidade de Fortaleza e para a sua população em variados segmentos”, assinalou Durval Maia.
O presidente da Justiça do Trabalho cearense fez um discurso emocionado de agradecimento à Câmara de Vereadores, aos seus pares magistrados, aos servidores do Tribunal, aos amigos que conquistou durante a vida, a sua família, e em especial, a sua esposa: a juíza federal Karla Miranda, que aniversariava na data da homenagem.
“Mãe devotada, profissional de extremo preparo, além de ser possuidora de um coração sobremaneira bondoso, sempre preocupada em servir o próximo. Ela representa minha segurança, meu porto seguro, meu conforto e que me faz feliz, por todos os dias. Mulher sábia e, acima de tudo, temente a Deus”, destacou o gestor do TRT/CE.
O autor da proposta da homenagem, o vereador Luciano Girão, ressaltou que é fundamental homenagear aqueles que, através de sua vida e trabalho, exemplificam elevados padrões de conduta ética e serviço comunitário. “Dr. Durval César Maia é um claro exemplo dos valores que esse prêmio representa. Além de cumprir todos os requisitos legais, sua trajetória é exemplo para toda a magistratura”, mencionou o representante do legislativo.
Trazendo um tom de maior informalidade ao discurso, o vereador falou sobre a personalidade do agraciado. “Quem conhece o Dr. Durval no dia a dia, sabe da pessoa amiga, simples, e piadista que ele é. Dr. Durval, parabéns pela justa homenagem. Eu me sinto honrado de ser o proponente dessas indicações”, dirigindo-se ao presidente do TRT-7 e à pós-doutora, Denise Lucena.
Proposta da comenda
A proposição da comenda atende Projeto de Decreto Legislativo e Requerimento de autoria do vereador Luciano Girão. A medalha leva o nome de Antônio Rodrigues Ferreira (o “Boticário Ferreira”), político que se destacou como administrador quando assumiu a Prefeitura de Fortaleza, no período de 1843 a 1859, cargo que exerceu até sua morte. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1799.
A medalha foi instituída em 1981, pela Câmara de Fortaleza, para premiar o mérito cívico de cidadãos que se distinguem pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade e exemplos de dedicação ao serviço público.
Biografia
Natural de Fortaleza, Durval César de Vasconcelos Maia preside o TRT/CE desde janeiro de 2023. O magistrado iniciou sua carreira como juiz substituto na Justiça do Trabalho da Bahia, em 1992. Transferido para o Ceará, trabalhou como juiz titular nos municípios do Crato, Limoeiro do Norte, Quixadá, Baturité e Fortaleza. Promovido por merecimento pela presidente Dilma Rousseff, Durval César de Vasconcelos Maia foi empossado desembargador do TRT-7 em dezembro de 2013.