Servidoras e servidor com mais de 30 anos de serviço recebem a Medalha da Ordem Alencarina
- Página atualizada em 05/07/2024
O TRT do Ceará realizou, nesta sexta-feira (5/7), a solenidade de entrega da Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho a três servidores, no grau Cavaleiro. O evento ocorreu na Sala de Sessões do Pleno com a presença de magistrados, servidores e estagiários do Regional. O presidente do TRT-CE e Grão-Mestre da Ordem, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, fez a abertura oficial.
As servidoras Eliete Andrade de Freitas, indicada pelo desembargador Durval Maia, Anacelia Cabral de Brito, indicada pela desembargadora Roseli Alencar, e o servidor Esdras Campelo dos Santos, indicado pelo desembargador Plauto Porto, receberam a condecoração. A última cerimônia de entrega das comendas ocorreu em dezembro de 2023, mas os servidores não puderam comparecer, justificadamente.
Atuando há 34 anos no TRT-CE, Eliete Andrade está lotada atualmente no gabinete da Presidência. Trabalhou na 1ª Junta de Conciliação e Julgamento, 12ª e 14ª Varas do Trabalho. A funcionária ressalta que trabalhou 23 anos como secretária de audiência. “Foi onde eu mais me identifiquei, mas também não deixa atrás o trabalho que eu faço como chefe de gabinete no Tribunal”.
Em fevereiro de 2013, foi transferida para a segunda instância por ocasião da promoção do desembargador Durval Maia. Para Eliete, receber a comenda da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário representa o reconhecimento pelos trabalhos prestados. “Estou muito satisfeita com essa condecoração perante o Tribunal Pleno com a presença dos desembargadores e agradeço demais a minha indicação”, finalizou.
A homenageada Anacelia Cabral ingressou no TRT-CE em 1989. Ao chegar ao Tribunal, trabalhou na Presidência, Vice-Presidência, Diretoria-Geral, Licitação e 5ª VT de Fortaleza, alternando suas atividades entre as áreas administrativa e judiciária. Anacelia hoje trabalha na Escola Judicial. “Eu vi um propósito de trabalho na Ejud-7 e a importância do que a gente faz aqui na Sétima Região”.
Quanto ao recebimento da medalha, a servidora comentou que representa a finalização de um ciclo e uma mudança de fase de vida. “Eu me sinto muito honrada de ter sido lembrada para receber essa comenda e só tenho a agradecer. Ela vai servir para me lembrar de tudo o que eu vivi nessas três décadas e um pouquinho mais aqui na Justiça do Trabalho”, concluiu Anacelia.
Vindo do TRT de Alagoas, Esdras Campelo dos Santos desempenha o cargo de assessor de gabinete de desembargador. Perfaz 32 anos de serviço público, sendo metade no Regional cearense e a outra metade, no TRT-19. Em Alagoas, trabalhou no setor de pagamento e foi diretor de secretaria nas Varas Trabalhistas de Penedo e Palmeira dos Índios.
O servidor menciona a relevância do aprendizado no Ceará. “Em termos de aquisição de experiência, sem dúvida, destaco o trabalho no gabinete do desembargador Plauto Porto, haja vista a liberdade que ele dá no ambiente de trabalho para discutir os assuntos relacionados aos votos dos processos”.
Sobre a homenagem recebida, Esdras entende que seja “um reconhecimento por um serviço prestado, fruto de um trabalho com compromisso de servir bem ao público”, destacou.
Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho
A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho está prevista pela Resolução Normativa/2023. Tem por objeto homenagear personalidades que se destacaram em quaisquer ramos do Direito ou que prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho, à cultura, à ciência e, de modo geral, à sociedade. Os agraciados são indicados pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus de Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.