Sede do TRT-CE é iluminada de azul pelo Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
- Página atualizada em 15/07/2025
Em 30 de julho celebra-se o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Essa prática é considerada uma das mais graves formas de violação de direitos humanos, atingindo globalmente milhares de pessoas. Para sensibilizar a sociedade em relação a esse tema, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime passou a promover a Campanha Coração Azul. Em adesão à iniciativa, a Justiça do Trabalho do Ceará iluminou a fachada de sua casa sede com a cor azul, visando conscientizar e encorajar toda a população no combate a essa prática.
“O uso da cor azul representa as lágrimas das vítimas do tráfico de pessoas e simboliza a tristeza e o sofrimento causado por essa forma de exploração. A iluminação em azul de monumentos, praças e outros espaços públicos é uma forma de demonstrar o compromisso com a luta contra o tráfico de pessoas e de sensibilizar a sociedade para a causa”, explica a juíza do trabalho Daiana Gomes Almeida.
Em razão disso, a iluminação da sede do TRT-CE com a cor azul foi solicitada por um dos gestores regionais do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, juiz Vladimir Paes de Castro.
Tráfico humano
O tráfico de pessoas envolve o recrutamento, transporte, transferência, acolhimento ou recebimento de pessoas, utilizando meios como ameaça, força, coação, fraude ou abuso de vulnerabilidade, com o objetivo de exploração. Essa exploração pode ocorrer de diversas formas, incluindo exploração sexual, trabalho análogo à escravidão, remoção de órgãos e tecidos, adoção ilegal e outras formas de servidão.
No Brasil, o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil foi instituído pela Lei 13.344/16.