logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
  • Instagram EJUD TRT7
  • Youtube EJUD TRT7
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Curso: Aplicações Jurídicas com Assistentes Customizados no Chat-JT

A Escola Judicial do TRT da 7ª Região (Ejud-7) realizará, nos dias 22 e 23 de abril de 2025, das 9h às 12h, o curso "Aplicações Jurídicas com Assistentes Customizados no Chat-JT - Da Criação à Utilização Estratégica", voltado para magistrados(as) e servidores(as) da Justiça do Trabalho. A capacitação, com carga horária de 6 horas/aula, será ministrada de forma telepresencial, por meio da plataforma Zoom.

O instrutor será o servidor José César Vieira Pinheiro Júnior, analista judiciário do TRT da 7ª Região, assessor de desembargador, especialista em Direito Material e Processual do Trabalho e Pós-Graduando em Inteligência Artificial.

O curso tem como objetivo principal capacitar os participantes para o uso prático e estratégico de assistentes jurídicos personalizados no Chat-JT, ferramenta baseada em inteligência artificial generativa. Serão abordados quatro assistentes já aplicados à rotina jurídico-processual, além da demonstração do passo a passo para criação e personalização de novos assistentes.

Conteúdo programático:

  • Fundamentos da inteligência artificial generativa aplicada ao Direito
  • Diferenças entre assistentes padrão e assistentes personalizados no Chat-JT
  • Limites éticos e técnicos no uso da IA jurídica
  • Utilização prática dos Assistentes: acesso, criação, clonagem e edição
  • Demonstração dos Assistentes “Ro”, “AP”, “ED” e “Triagem da Petição de Recurso”
  • Boas práticas na formulação de perguntas e preparação de insumos (ex: PDFs, sentenças, peças)
  • Prevenção de embargos de declaração com apoio de IA
  • Testes práticos com arquivos reais dos participantes
  • Criação de assistente jurídico personalizado: nomeação, instruções, uploads e configurações
  • Discussão sobre riscos, limites legais e possibilidades de integração com outras ferramentas (Trello, Notion, Word)

Detalhes do curso:

  • Curso: Aplicações Jurídicas com Assistentes Customizados no Chat-JT - Da Criação à Utilização Estratégica 
  • Instrutor: José César Vieira Pinheiro Júnior - servidor do TRT da 7ª Região
  • Data: 22 e 23 de abril de 2025
  • Horário: 9h às 12h
  • Carga horária: 6 horas/aula
  • Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as) da Justiça do Trabalho
  • Modalidade: Telepresencial
  • Local: Zoom