TRT-CE e Secretaria da Diversidade do Ceará alinham parceria para capacitar pessoas LGBTQIA+
- Página atualizada em 28/05/2026
O membros do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-CE reuniram-se, nesta quinta-feira (28/5), com representantes da Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv), na sede do órgão estadual, para estruturar uma cooperação institucional. O foco do encontro foi o alinhamento de parceria para a execução do projeto "Trampolim da Diversidade: Direito, Carreira e Mente", iniciativa que visa impulsionar a inserção no mercado formal de trabalho e assegurar a cidadania da população LGBTQIA+ cearense.
Concebido pelo Programa de Equidade do TRT-CE e viabilizado por meio de financiamento do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o projeto consiste em um circuito intensivo de capacitação voltado para a inclusão produtiva, envolvendo qualificação jurídica, de carreira e socioemocional.
O evento já possui data e local definidos. Será realizado no dia 10 de julho, ocupando as dependências do próprio Tribunal, em Fortaleza. A ação ofertará inicialmente 100 vagas gratuitas, com prioridade para o atendimento e acolhimento de pessoas trans e travestis.
Durante a reunião, o escopo do projeto foi apresentado pelo juiz do trabalho Rafael Xerez, coordenador do Programa de Equidade no TRT-CE. Conforme o magistrado, a capacitação será estruturada em três grandes eixos práticos e complementares. No eixo Jurídico (Direito), será ministrada a oficina "Cidadania e Defesa no Trabalho". O eixo Mercado (Carreira) trará o workshop "Posicionamento e Empregabilidade", sob a tutela de uma consultoria especializada em Recursos Humanos. Por fim, o eixo Comportamental (Mente) promoverá uma dinâmica de "Fortalecimento Emocional e Oratória", conduzida por um profissional da Psicologia.
De acordo com Rafael Xerez, o objetivo do evento vai além da qualificação profissional convencional. “A proposta busca combater diretamente a vulnerabilidade socioeconômica de grupos historicamente marginalizados, ao mesmo tempo em que aproxima a Justiça Trabalhista da sociedade civil, estabelecendo um ambiente seguro. Pretende-se, desse modo, fornecer tanto o letramento jurídico preventivo quanto as ferramentas psicológicas indispensáveis para o enfrentamento de desafios no ambiente corporativo”, afirmou.
Ainda conforme o magistrado, a escolha do tema da empregabilidade não foi à toa. “Resgatar a cidadania da população LGBTQIA+ por meio de trabalho e autonomia financeira ajuda a garantir independência pessoal e autodeterminação, tornando essas pessoas livres para viverem sua vida e sexualidade de forma digna”, idealizou o juiz.
A pasta estadual, que tem à frente o secretário Renan Ridley, garantiu seu apoio na mobilização e seleção do público-alvo, utilizando sua rede de atendimento estruturada para realizar a divulgação, triagem e indicação das pessoas para o preenchimento das vagas.
Outro destaque da articulação debatida na reunião foi a realização do "Feirão de Empregabilidade" durante o evento. A Sediv ficará responsável por articular junto ao Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) um convite para montagem de um balcão para divulgação de vagas de trabalho abertas em empresas parceiras.
O Secretário da Diversidade, Renan Ridley, também foi convidado a compor a mesa de abertura oficial do evento e no acompanhamento das atividades ao longo de toda a jornada de qualificação. O Comitê Regional do Programa de Equidade comprometeu-se em formalizar a parceria via documentação institucional.
Participaram também da reunião os servidores Hugo Cardim e Marcus Rógenes, membros do Programa de Equidade, e o secretário executivo estadual da Diversidade, André Marinho.
Mais informações sobre o evento “Trampolim da Diversidade” serão divulgadas oportunamente.







