logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE investe em treinamentos para disseminar boas práticas socioambientais

Para incentivar a utilização de práticas social e ambientalmente responsáveis no ambiente de Trabalho, dois setores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará decidiram investir na capacitação de funcionários terceirizados. Cursos e palestras realizados pela Biblioteca Aderbal Nunes Freire e pela Comissão de Gestão Ambiental (Ecosétima) preparam os empregados para solucionarem problemas corriqueiros no trabalho sem descuidar do planeta e da sociedade.

A Biblioteca realizou palestras com funcionários terceirizados para incentivar a leitura e promover a democratização do acesso ao acervo do Tribunal. Os principais temas abordados no diálogo com terceirizados são a importância da leitura na vida cotidiana e o tipo de obra disponível para consulta no acervo no Tribunal. Desde então, 12 funcionários terceirizados se inscreveram e passaram a utilizar as obras gerais e de literatura.

Outra prática utilizada pela biblioteca foi incentivar terceirizados e servidores a contribuírem para uma campanha permanente de doação de livros. Desde que começaram as doações, 1083 livros foram arrecadados e entregues a associações, cooperativas e movimentos sociais. Entre os beneficiados estão a Associação dos Catadores de Lixo do Jangurussu, Movimento dos Conselhos Populares da Parangaba e o Centro Cultural Bom Jardim.

Já a Ecosétima decidiu apostar em cursos sobre educação ambiental como forma de difundir noções sobre sustentabilidade também entre terceirizados. No treinamento para aproximadamente 40 funcionários, eles aprendem qual é a destinação dos resíduos produzido no trabalho e em casa e quais os impactos ambientais causados por cada tipo de lixo.

"A construção de uma vida melhor começa com a mudança de pequenos hábitos na vida cotidiana", explica a instrutora do treinamento para os funcionários terceirizados, Virgínia Miller. Ela também destacou como as alterações climáticas decorrentes, entre outras coisas, da destinação inadequada do lixo afetam as populações mais vulneráveis socioeconomicamente.

Com o curso de gestão ambiental, os servidores terceirizados passaram a ser agentes multiplicadores da Ecosétima, contribuindo para a conscientização dos servidores do Tribunal sobre a importância de destinar resíduos produzidos no trabalho para o local adequado.