logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Campanha incentiva coleta seletiva na Justiça do Trabalho do Ceará

A Comissão de Gestão Ambiental (Ecosétima) do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará inicia nesta sexta-feira (1) uma nova campanha para disseminar a adoção de práticas sustentáveis. Os membros da Comissão estão visitando todos os setores da Corte e distribuindo coletores provisórios para vidros, metais e plástico. O objetivo é orientar os servidores a darem a destinação correta aos resíduos que produzem em casa e no trabalho.

Os novos recipientes serão utilizados em conjunto com os coletores de papel e lixo orgânico que já existem nos locais de trabalho. Neles devem ser descartados materiais como latas de alimentos, latinhas de alumínio, copos de vidro, garrafas, fios de cobre, garrafas pet, tampinhas e sacos de supermercado. Antes de descartar o material é preciso limpá-lo, condição indispensável para a reciclagem.

A campanha começou pelo prédio sede e anexos do Tribunal. Nas próximas semanas irá para o Fórum Autran Nunes e Varas do Trabalho do interior. Um dos próximos objetivos da Ecosétima é acabar com o uso de copos descartáveis no Tribunal, iniciativa já adotada por alguns setores. “Em nosso gabinete já utilizamos somente copos de vidro ou porcelana. Nós devolvemos os copos descartáveis que possuíamos ao setor de material e patrimônio”, explica o assessor João Hélder Machado.

Casa e Trabalho: Com a nova campanha, a Comissão também quer estimular os servidores a praticarem a sustentabilidade em casa. Aqueles que não possuem serviço de coleta seletiva estão sendo orientados sobre locais para onde podem encaminhar os resíduos que produzem. Materiais como pilhas e baterias podem ser levados para o próprio Tribunal e depositados em coletores específicos para este tipo de resíduo.

Na casa da servidora Janete Fernandes Cavalcante a sustentabilidade já faz parte do cotidiano da família há dez anos. Depois de uma visita a um irmão que vive em Curitiba, ela aprendeu a encaminhar o lixo que produz para locais adequados. “Primeiro comecei a separar o lixo em meu apartamento. Depois ajudei a convencer o síndico a implantar a coleta seletiva no prédio”, explica a técnica judiciária. Hoje o prédio onde vive é beneficiado com a redução de IPTU, graças à coleta seletiva.

Equipe da Ecosétima distribui coletores provisórios para plásticos, vidro e metal