logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Agenda 7 de Cultura leva Totonho Laprovitera ao Fórum Autran Nunes

A Agenda 7 de Cultura do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região inaugura uma nova etapa em seu programa de difusão cultural, chegando à 1ª Instância da Justiça do Trabalho. A partir desta sexta-feira (30) quem for ao Fórum Autran Nunes vai poder visitar a exposição “Vitae” do artista plástico, arquiteto e compositor Totonho Laprovitera. A exposição, que faz parte da programação “Pintando o Sete”, vai ocupar o hall de entrada do Edifício Dom Hélder Câmara, onde funcionam as 14 Varas do Trabalho de Fortaleza. Esta é a exposição inaugural no Fórum da Agenda 7 de Cultura que sistematiza a amostragem da produção nas artes plásticas cearenses, além da literatura, música e cinema.

A abertura oficial da exposição vai ocorrer logo após a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional, programação que faz parte do calendário oficial do Tribunal e que ocorre na última sexta-feira de cada mês, sempre às 7h30, com homenagem a autoridades cearenses. Na ocasião, serão homegeados o secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, e o artista plástico Totonho Laprovitera.

Artista: O cearense Totonho Laprovitera nasceu em Fortaleza e se fez notar nas artes visuais nos anos 1970, quando participou de sua primeira exposição na Casa de Cultura Raimundo Cela, na Capital. Trafegando por exposições coletivas e no circuito artístico universitário, recebeu seu primeiro prêmio em salão depois da primeira individual, em 1977. A partir de 1982, desenvolveu-se na técnica da pintura, ampliando as exposições individuais e em parceria pelo Brasil. Sem fronteiras, foi também país afora. Convidado da Embaixada do Brasil na França realizou, em 2001, a exposição individual “Laprovitera à Paris”, no Espaço Cultural Jorge Amado.

Premiado e homenageado, Totonho incorpora a irrequieta alma cearense, de retirante assentado nas referências do torrão natal, deslizando pelas artes visuais, pela arquitetura, pela música, pela pena de escriba privilegiado na percepção da vida. Com mais de trinta exposições, dez delas individuais, Totonho Laprovitera experimentou ser decodificado desde a Europa às exposições em solo cearense e outras regiões do País.

Esta exposição revela o artístico “curriculum vitae” em suas diversas fases e processos de inspiração criativa. É possível, aqui, captar sua alma, seu multifacetado espírito, calcado na extrema liberdade de criar e se projetar. Nos primeiros 15 dias, os quadros ficarão expostos no prédio sede do TRT/CE, localizado na Avenida Santos Dummont, 3384. Depois a exposição segue para o Fórum Autran Nunes, no Edifício Dom Hélder Câmara, na Avenida Tristão Gonçalves, 912. Esta é a segunda exposição do projeto Agenda 7 de Cultura em 2010. A primeira ocorreu no mês de junho com a exposição de 30 quadros pintados por servidores do TRT/CE que participaram de oficina ministrada pelo artista plástico Zé Tarcísio.