logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

As empresas que quiserem participar das licitações do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região terão que demonstrar compromisso com a sustentabilidade do planeta. O presidente do TRT/CE, José Antonio Parente, assina nesta quinta-feira (17) termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Entre os compromissos previstos no documento está a adoção da licitação sustentável como um dos critérios para contratação de serviços ou aquisição de produtos.

O documento também define metas para implementar a coleta seletiva de lixo, realizar a gestão ambiental de resíduos e desenvolver ações para reduzir o consumo de energia. “É preciso uma grande mudança de comportamento para garantirmos um futuro melhor para a humanidade. E a administração pública tem o dever de dar o exemplo”, diz o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente.

A3P: Agenda Ambiental na Administração Pública foi idealizada em 2001 pelo MMA com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. Alinhada às diretrizes da A3P, no TRT/CE há uma Comissão de Gestão Ambiental (Ecossétima), que realiza periodicamente campanhas educativas, palestras, cursos, participação de Fóruns e exibições de filmes.

A preocupação com gestão ambiental também faz parte do planejamento estratégico do TRT/CE. O objetivo número cinco define como uma das prioridades do Tribunal o fortalecimento de ações que promovam qualidade de vida e responsabilidade social, sobretudo nas áreas de meio ambiente, educação, esporte, cultura e cidadania.

No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a sustentabilidade do planeta também está entre as prioridades. A meta seis estabelece para todo o Judiciário brasileiro a redução de pelo menos 2% do consumo per capita de energia, telefone, papel, água e combustível, utilizando como referência o ano de 2009.