logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa do TRT/CE é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

O Programa “De Fato e De Direito” do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, em parceria com a TV Ceará, é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido pelo FNCJ – Fórum Nacional de Comunicação e Justiça. O programa do TRT do Ceará concorre na categoria Programa de TV Regional com outros dois programas, um do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e outro do Tribunal de Justiça de Alagoas. A lista dos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pode ser conferida no site http://www.conbrascom.org/premio. Os vencedores do Prêmio serão conhecidos durante o CONBRASCOM - Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça, que será realizado no período de 02 a 04 de junho 2010, em Porto Velho, Rondônia.

O Programa “De Fato e De Direito” está sendo veiculado pela TV Ceará desde o dia 02 de julho de 2009, levando, toda quinta-feira, às 19 horas, informações sobre direitos trabalhistas. A parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região e a TV Ceará também garante a reapresentação do programa no sábado, às 14 horas. “Nós buscamos ficar mais perto de trabalhadores e empregadores por meio da televisão”, afirma o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente, destacando que a pauta do programa sempre aborda temas pertinentes ao Direito do Trabalho. De forma didática e com meia hora de duração, o programa busca explicar para a população os fatos de que trata a Justiça do Trabalho, desde a sua competência para julgar conflitos nas relações de trabalho até os direitos e deveres de patrão e empregado.

Apresentado pela jornalista Camila Andrade, o Programa “De Fato e De Direito” está estruturado com uma reportagem que introduz o tema em questão e, no estúdio, juristas e especialistas, sempre à luz do Direito, fazem a análise do assunto em pauta. Além disso, os telespectadores são convidados a participar, interagindo com a produção do programa, podendo sugerir temas e perguntas que serão respondidas pelos participantes nas futuras edições.

O e-mail do programa é defatoededireito@trt7.jus.br e o telefone da produção é (85)3388-9426. As edições do programa já abordaram temas como competência da Justiça do Trabalho, Convenção 158 da OIT - Organização Internacional do Trabalho, direito de greve, formalização do contrato de trabalho, dissídio coletivo, precarização dos direitos trabalhistas, entre outros.
Além da TV Ceará, o programa também é exibido na TV Assembléia (canal 30), todos os sábados, às 21h e pela TV Fortaleza (Canal 6 da NET) às 8h45 da segunda-feira e às 17h da sexta-feira.