logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE promove curso de brigada de combate a incêndio

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, por meio da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, está promovendo, durante toda esta semana, um Curso de Prevenção e Combate a Incêndio. O objetivo é prevenir e combater as ocorrências de incêndios e sinistros em geral, zelando pela integridade física dos servidores, visitantes e instalações do Tribunal e suas dependências.

Com esta finalidade, deverá ser implantada uma Brigada de Incêndio, capacitada e treinada para ações neste sentido, com escolha de servidores que formarão equipes, além da normatização dos procedimentos necessários à execução destas atividades. Serão criadas nove turmas, sendo esta a primeira delas no âmbito da Justiça do Trabalho.

Brigada de Incêndio pode ser definida como um conjunto de equipes formadas por pessoas devidamente qualificadas para exercer atividades de combate ao incêndio ou sinistros desta natureza. O referido curso está sendo ministrado para servidores do prédio sede do Regional e do Fórum Autran Nunes pelo coronel Antonio Julião de Souza Rocha, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Durante as aulas práticas e teóricas, o palestrante explica como agir corretamente com os extintores em caso de incêndio. Ele afirmou que “as brigadas de incêndio têm um papel fundamental em combater o fogo o mais rápido possível, pois quanto maior a demora, maior será o nível de calor e a velocidade da propagação das chamas”, salientou.

O coronel Julião de Souza Rocha explicou, ainda, para os participantes do primeiro grupo que a chama se forma através de três elementos: ar (oxigênio); calor e elemento combustível. “Ao eliminarmos um deles, estaremos controlando o fogo, o que poderá ser feito, então, de três formas diferentes. Pelo abafamento, reduzindo o suprimento do ar. Pelo resfriamento, eliminando ou reduzindo o calor dos corpos em combustão, e pelo isolamento do material combustível do contato com o fogo que é a retirada do material não atingido”, explicou o coronel.

Durante o evento, serão feitas simulações de incêndio nas dependências do Tribunal, no Fórum e no próprio Grupo de Salvamento dos Bombeiros, na Avenida Leste Oeste, com demonstração de como combater o fogo, dentro das orientações estabelecidas com a utilização de extintores de água pressurizada, de gás carbônico e de pó químico pressurizado.