logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

O futuro na gestão da justiça do trabalho

Os grandes desafios com os quais a Justiça do Trabalho deve lidar no futuro já chegaram. Foi a partir desta constatação que se realizaram os Encontros dos Diretores Gerais e dos Diretores de Recursos Humanos da Justiça do Trabalho de todo o País, no período de 04 a 06 de junho, em Campinas e São Paulo.

O XIII Encontro de Diretores Gerais da Administração e o IV Encontro de Diretores de Recursos Humanos da Justiça do Trabalho aprofundaram as discussões dos temas que serão pauta obrigatória no Judiciário Trabalhista, entre eles o processo eletrônico e o sistema único para cuidar da administração dos processos.

A certeza é a de que a Justiça Trabalhista vem passando por muitas mudanças e, ao mesmo tempo, tem apostado na adoção de novos mecanismos de gestão com impactos, sobretudo, na gestão de pessoas que, em razão das inovações, terão papel diferente do atualmente desempenhado, na infra-estrutura de Tecnologia da Informação, na funcionalidade da infra-estrutura física, no descarte de atuais e no surgimento de novos insumos e no funcionamento da própria administração judiciária face ao novo modelo de operacionalização.

É neste contexto que a experiência de Tribunais Regionais muito pode contribuir com a Justiça Trabalhista nacional, face à escala de suas atividades e à multiplicidade de suas ações. Nos dois encontros participaram representantes de todas as regiões. Entre os participantes, a Diretora Geral do TRT/CE, Mônica Botelho, e a Diretora da Secretaria de Pessoal, Mônica Arruda, que puderam melhor conhecer e entender o Programa de Modernização do TRT-SP, cujas experiências servirão como propostas para ações de outros tribunais, principalmente quanto ao Planejamento e a Gestão Estratégica.

No balanço final, os participantes decidiram que o resumo das discussões dos encontros será oportunamente submetido, sob forma de sugestão contributiva, ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT.

A realização dos dois eventos, em São Paulo e Campinas, foi uma ação conjunta dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª e da 15ª Regiões.

Para a Diretora Geral do TRT/CE, Mônica Botelho, as ações que o Tribunal tem realizado, buscando inovar os processos de gestão e a otimização dos recursos públicos, são contribuições importantes que o Ceará pode dar aos demais Tribunais Regionais do Trabalho no País.

Fonte: TRT - 2ª Região