logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Posse histórica na Diretoria do Fórum Autran Nunes

Desde a criação do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, em 1946, até hoje, a diretoria do Fórum Autran Nunes nunca havia sido comandada por um juiz de 1ª Instância. A história mudou. Em sessão solene realizada nesta terça-feira, dia 22 de julho, numa das dependências do Edifício Dom Hélder Câmara, o juiz Judicael Sudário de Pinho, Titular da 1ª Vara do Trabalho, foi empossado como Diretor do Fórum.

A solenidade foi presidida pelo presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, que, na oportunidade, exaltou as qualidades do novo diretor do Fórum, ressaltando a competência do empossado como titular de Vara. O presidente disse, ainda, que a escolha foi concretizada após uma pesquisa e análise criteriosas e com o objetivo de descentralizar a administração, atendendo uma antiga reivindicação dos magistrados.
No seu discurso de posse, o juiz Judicael Sudário de Pinho ressaltou o caráter histórico da decisão do presidente, “porque nunca um juiz de 1ª Instância tinha sido diretor do Fórum. É preciso encarar como desafio. Por isso, a gente vai tentar resolver todos os problemas que afligem a todos que militam aqui”.

O diretor do Fórum afirmou que ainda não tem planos definidos, pois como ele mesmo disse, “há apenas três dias é que fui informado sobre a designação”.
Entretanto, ele já se reuniu com advogados, vai se encontrar, também, com os juízes e servidores para saber das demandas mais urgentes e tentar solucioná-las. Uma das primeiras providências, junto à Presidência do Tribunal, será resolver o problema da falta de pessoal no setor de distribuição do Fórum.
Para designar o Juiz-Diretor do Fórum Autran Nunes, foram consignadas alterações no Regimento Interno do TRT/CE, já que a diretoria era exercida pelo vice-presidente do Tribunal. Além do exercício de direção administrativa, o juiz Judicael Sudário de Pinho continuará como Titular da 1ª Vara Trabalhista.
Na solenidade de posse, também falaram, desejando uma administração profícua, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Cláudio Alcântara Meireles, o advogado Harley Ximenes dos Santos, presidente da ATRACE - Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Ceará, e o juiz Germano Silveira de Siqueira, presidente da AMATRA VII - Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região.

Prestigiaram a solenidade, o desembargador federal do Trabalho, Antonio Carlos Chaves Antero, advogados, servidores e diretores do Fórum e do Tribunal.
O novo diretor do Fórum Autran Nunes é formado em Direito pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza (1983), tem pós-graduação em História das Idéias Políticas pela UECE - Universidade Estadual do Ceará (1988), Especialização em Processo Penal pela UINFOR (1996) e Mestrado em Direito Constitucional, também pela UNIFOR (2003).
Sobre a sua experiência profissional, constam no currículo do magistrado o exercício da função de Promotor de Justiça, de 1984 a 1988, Procurador do Estado do Ceará, de 1988 a 1994, coordenador do Curso de Direito da UNIFOR, 1991 a 1994, e juiz do Trabalho desde 1994.

Já publicou as seguintes obras: “Justificação Teológica do Estado: Perspectivas do Catolicismo” (1989); “Estudos de Direito e de Processo do Trabalho” (1999) e “Temas de Direito Constitucional e o Supremo Tribunal Federal” (2005).