Carteira de Trabalho
- Página atualizada em 15/02/2024
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento de identificação dos trabalhadores brasileiros, que registra atividades profissionais e garante direitos trabalhistas e previdenciários. Atualmente, a CTPS pode ser emitida em formato digital ou físico. É na CTPS que são anotados os contratos de trabalho do empregado!
COMO OBTER A CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL (CTPS)
- A CTPS é emitida prioritariamente em meio digital. Somente de forma excepcional será emitida a CTPS física.
- Para obter a CTPS Digital:
Site: https://servicos.mte.gov.br - Aplicativo: disponível para download nas lojas de aplicativos, procurando por “Carteira de Trabalho Digital”.
- Para informações adicionais e serviços relacionados ao trabalho:
Ministério do Trabalho e Emprego: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br
ANOTAÇÕES OBRIGATÓRIAS
- Data de Admissão
- Data de Saída
- Salário Inicial
- Função
- Alteração Salarial
- Férias
PRAZO PARA ANOTAÇÃO PELO EMPREGADOR
- 5 dias