logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Conciliação – Os números finais

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará fechou a sexta feira, 8 de dezembro, Dia Nacional de Conciliação, com um número considerável de audiências realizadas, das quais resultaram muitos acordos e mais, um saldo positivo no decorrer do mês de novembro e dos dias de dezembro que antecederam a data. Segundo juizes e diretores de Varas Trabalhistas em todo o Estado, houve um incremento nas conciliações durante o período tendo em vista a propaganda chamando para o Dia Nacional da Conciliação.

Entrevistas de juizes, desembargadores e diretores de varas do trabalho em emissoras de rádio, jornais e estações de televisão, divulgaram a Conciliação de forma tal que sensibilizou partes envolvidas em processos e advogados que optaram por se anteciparem à data programada pelo Conselho Nacional de Justiça e buscarem acordo para seus clientes.

A estatística do Dia Nacional da Conciliação totalizou os resultados: Foram designadas 1389 audiências, realizadas 813 e remarcadas 476. As decisões não homologatórias fecharam em 34, as homologatórias previamente, foram duas e as homologatórias fecharam em 539. Na abrangência dos acordos, o TRT do Ceará atendeu a 2.213 pessoas e finalizou com 541 acordos. Para a Desembargadora Dulcina Palhano, presidente do TRT da 7ª. Região, o resultado foi muito interessante, principalmente porque prefeituras como as de Fortaleza, e Morada Nova, por exemplo, procuraram o TRT para conciliarem precatórios. O mesmo ocorrendo com o Governo do Ceará, em número ainda não contabilizado.

- Melhor que tudo, disse a desembargadora Dulcina, foi a implantação da semente da conciliação. É a estruturação de uma nova política de trato entre as pessoas. É a mensagem de paz, de uma cultura de entendimento entre partes em litígio que poderão, num futuro, conciliarem antes mesmo da abertura de um processo onde haverá fatalmente desgaste e ruptura de elos da sociedade. A Presidente do TRT do Ceará está em Brasília durante esta semana para reuniões no CNJ - Conselho Nacional de Justiça, encontro mensal do Coleprecor e levou os dados finais do Dia Nacional de Conciliação para uma exposição a seus pares.