logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

EcoSétima faz campanha para reduzir consumo

A Comissão de Gestão Ambiental (EcoSétima) do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região inicia uma nova campanha com o objetivo de reduzir o consumo como forma de cuidar do meio ambiente. Com o tema “Vamos Reutilizar para Reduzir o Consumo”, a campanha, segundo a presidente da Ecossétima, juíza Aldenora Maria de Souza Siqueira, busca levar para a sociedade em geral e para os que integram a Justiça do Trabalho a consciência sobre necessidade de redução no consumo de bens materiais como forma de preservar e cuidar do meio ambiente. “É responsabilidade das instituições e da coletividade fazer isso e cada um de nós e todos em conjunto precisamos ser sujeitos ativos nessa ação, enquanto há tempo”, alerta Aldenora Siqueira.

Toda essa preocupação com o meio ambiente também foi destaque durante o 3° Encontro Nacional dos Magistrados, realizado no mês de fevereiro em São Paulo, quando foram propostas as 10 Metas Prioritárias a serem cumpridas pelo Judiciário brasileiro durante este ano de 2010. A presidente da EcoSétima informou que o sexto ponto das Metas Prioritária se refere à questão do meio ambiente, buscando reduzir em pelo menos 2% o consumo de energia, papel, água, combustível e as despesas com telefones.

“E é nessa ação que todos nós, servidores públicos, iremos nos comprometer porque, na verdade, é uma questão de consciência e responsabilidade para com o outro e em defesa do planeta”, destaca a magistrada.

Um exemplo de como pode ser cumprida essa convocação da campanha lançada pela EcoSétima está na própria decisão da Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE de reutilização de material de expediente. A EcoSétima encontrou várias pastas para arquivo de documentos no setor de triagem de material que podem ser reutilizadas em outros setores. Segundo a juíza Aldenora Siqueira, “agora, a comissão vai pesquisar para saber quais os departamentos do Tribunal que poderão reutilizar essas pastas, o que evita novas compras e o desperdício de material ainda útil”, destacou.

O trabalho de diminuir o consumo já vem obtendo sucesso. Segundo os dados fornecidos pela Divisão de Material e Patrimônio, nos anos de 2008 e 2009, foi registrada uma redução de 100% em copos descartáveis para café em vários setores do Regional, a exemplo do que se verificou na Presidência do Tribunal, no gabinete do desembargador Arízio Castro, nas Varas do Trabalho de Baturité, Crateús, Tianguá e Caucaia. Os copos descartáveis de água também deixaram de ser utilizados no gabinete do desembargador Ronald Cavalcante, na Divisão de Contabilidade, no Setor de Informática do Fórum Autran Nunes e na Vara do Trabalho de Baturité.