logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Unidades de comunicação da Justiça do Trabalho se reúnem no TST para debater estratégias

Profissionais de comunicação social da Justiça do Trabalho estiveram reunidos na última quinta e sexta-feira, 3 e 4 de agosto, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Entre outros temas, a programação previu estratégias para aprimorar a atuação da área e o planejamento nacional para 2024.

No encontro, assessoras e assessores dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e do TST debateram o aprimoramento das estratégias de comunicação do órgão, compartilharam boas práticas sobre gestão de crises, estruturas e contratos fundamentais para o funcionamento do setor. O encontro também definiu uma proposta de calendário nacional para as ações de comunicação da Justiça do Trabalho para 2024, além de debaterem ajustes no estudo de reestruturação nacional da área.

A reunião técnica foi promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e idealizada pelo Comitê Nacional de Comunicação Social do judiciário trabalhista.

Confira as fotos da reunião técnica da comunicação social da Justiça do Trabalho clicando aqui

Trabalho Conjunto

O secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, participou do evento e destacou o interesse da administração do Conselho, presidido pelo ministro Lelio Bentes Corrêa, em ver todas as áreas da Justiça do Trabalho fortalecidas e integradas nacionalmente, em especial, as estratégicas, como a Comunicação Social. O magistrado ainda destacou a importância de um planejamento para alcançar de forma mais assertiva os diversos públicos-alvo.

“É um desafio importante e que me preocupa é como levar as informações realmente importantes até as pessoas, como nós podemos alcançá-las, não só no meio, mas com o conteúdo que entregamos para elas”, disse. “No CSJT, nós ajustamos a editoria das matérias publicadas no portal e ampliamos as divulgações institucionais que impactam as pessoas que trabalham nos tribunais, que são o nosso principal público. O resultado até aqui, segundo os relatórios semanais que passamos a avaliar, tem sido bem satisfatório”, completou.

O secretário de Comunicação Social do TST e coordenador do Comitê Nacional de Comunicação Social da Justiça do Trabalho, Dirceu Arcoverde, destacou que a Justiça do Trabalho ganha de forma orgânica com esse tipo de encontro técnico. “Foi a primeira reunião presencial que tivemos aqui no TST desde muito tempo. Nesses dois dias, focamos em como tornar a comunicação nacional da Justiça do Trabalho cada vez mais efetiva e alinhada”, disse. “Fomos imersos em grandes discussões e construções coletivas com a contribuição primordial dos TRTs e suas respectivas realidades”, completou.

Compartilhamento e Aprendizado

A chefe da Divisão de Comunicação Social do TRT da 16ª Região (MA) Luane Fernanda Regert de Freitas, ressaltou que o encontro trouxe novas perspectivas, especialmente com a troca de informações e desafios que enfrentamos diariamente, além do rico compartilhamento de ideias. “Essa reunião técnica foi muito produtiva e tenho certeza de que avançaremos para alcançar novos patamares em um futuro próximo”.

Para o servidor Guilherme Villa Verde, da Secretaria de Comunicação do TRT da 4ª Região (RS), o encontro técnico recarregou as energias para continuar atuando de forma sistêmica e dedicada. “Excelente encontro que tivemos em Brasília. Voltei mais empolgado para o trabalho”, afirmou.

Já para a chefe da Divisão de Comunicação Social do TRT da 22ª Região (PI), Larissa Neiva, a reunião trouxe novas ideias para aplicar em seu tribunal. “Estou voltando para o Piauí com um misto de bons sentimentos na bagagem. O sentimento de gratidão se estende aos colegas que partilharam suas experiências, contribuíram com ideias e nos acolheram com carinho”, disse.

“Agradeço demais pela oportunidade, pelo aprendizado e, principalmente, pela generosidade”, disse o diretor da Secretaria de Comunicação do TRT da 2ª Região (SP), Alberto Marcos Nannini Junior. “Experimentei um efeito colateral que não imaginava em toda esta experiência: o amparo da identificação”, completou.

Com informações da Agência CSJT de Notícias/ Fotos: Fellipe Sampaio e Bárbara Cabral