logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE participa do congresso brasileiro de contabilidade

“O 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade foi, indubitavelmente, o mais profícuo e o mais rico em temas voltados para a Contabilidade aplicada ao setor Público”. A avaliação é da diretora do Serviço de Contabilidade do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, Valcira Maria da Silva Baracho, que, ao lado da diretora substituta, Ismênia Braga Maia, participou do congresso que é o maior evento contábil do País e que foi realizado na cidade de Gramado/RS, no período de 24 a 28 de agosto deste ano.

O Congresso Brasileiro de Contabilidade ocorre a cada quatro anos, organizado é do Conselho Federal de Contabilidade em conjunto com os Conselhos Regionais de Contabilidade. Este ano, com o tema “Contabilidade: Ciência a serviço do desenvolvimento”, o evento reuniu cerca de seis mil participantes que, durante os cinco dias trocaram idéias e experiências com congressistas de todo o País e do exterior.

A diretora de Contabilidade do TRT/CE destacou a programção do congresso que deu importância à Contabilidade Pública na geração de informação sobre os atos praticados pelos gestores públicos, lembrando que a LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal, é um dos mais importantes diplomas legais do País, que nasceu no berço da Contabilidade Pública.
Além disso, a pauta do congresso abordou a certificação digital, a modelagem de sistemas de custos no setor público voltados à mensuração do resultado e da avaliação do desempenho, os desafios e as perspectivas da convergência da Contabilidade Pública aos padrões internacionais.

O ápice do evento se deu no dia 26/08, quando o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, numa demonstração clara do prestígio e credibilidade da classe contábil, anunciou durante sua participação, entre outras boas novas, a publicação da Portaria 184, do Ministério da Fazenda, que “dispõe sobre as diretrizes a serem observadas no setor público, pelos entes públicos, quanto aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de forma a torná-los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.”

Segundo a diretora Valcira Maria da Silva Baracho, está surgindo um novo panorama para a Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Brasil e o Conselho Federal de Contabilidade está convidando todas as entidades do setor público, os órgãos de controle e demais interessados a participarem desta empreitada. “Ponto para a Contabilidade Pública do Brasil”, finalizou a diretora do TRT/CE.