logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Solenidade destaca importância da CLT e da defesa dos direitos dos trabalhadores

Autoridades compondo a mesa de abertura da solenidade
Mesa de abertura do evento

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde da segunda-feira (8/5), sessão solene para celebrar os 80 anos de criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), completados na última semana, em 1º de maio. 

Veja mais fotos aqui.

A autora do requerimento que originou a solenidade, deputada Jô Farias (PT), ressaltou que o momento traz à luz a importância da defesa da CLT para que os direitos dos trabalhadores não sejam enfraquecidos. “A gente vive em um país que é muito desigual, onde as políticas públicas às vezes funcionam para uns e não para outros, mas a CLT traz essa responsabilidade e cuidado com os trabalhadores para que seus direitos sejam respeitados”, afirmou.

Já o deputado Stuart Castro (Avante), subscritor da sessão, comentou que celebrar a data é reconhecer e honrar a história dos movimentos em defesa dos direitos trabalhistas. “Esse também é um momento de fortalecermos a luta pelos direitos do trabalhador brasileiro. É a hora de lutar para que todo o suor e sangue derramado ao longo desses 80 anos não seja em vão”, completou o parlamentar.

Representando o Governo do Estado do Ceará, o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, salientou que, durante toda a sua existência, a normativa precisou superar diversos obstáculos. “Na sua trajetória, várias vezes foi ameaçada, e, de certa forma, enfraquecida e flexibilizada, então nós precisamos estar sempre vigilantes para defender a CLT e os seus instrumentos”, alertou o secretário.

Presidente do TRT-7, des. Durval Maia, foi um dos homenageados na cerimônia
Presidente do TRT-7, des. Durval Maia, foi um dos homenageados na cerimônia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, disse que a legislação, apesar de longeva, mantém-se atual e essencial na defesa dos empregados de todo o País. “A CLT tem grande importância na sociedade como um todo, porque o trabalho é a nossa fonte de subsistência. Defender o trabalho e os trabalhadores, defender a paz social é algo de grande importância para a pacificação social”, disse. 

Além desses, compuseram a mesa da solenidade a vice-procuradora-chefe do Ministério Público do Estado do Ceará (MPT-CE), Mariana Ferrer Carvalho Rolim; o superintendente da Superintendência Regional do Trabalho do Ceará (SRT-CE), Carlos Pimentel de Matos Júnior; a secretária executiva da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPG-CE), Flávia Maria de Andrade Lima; a presidente do Sindsaúde Ceará, Marta Brandão, e o presidente da Comissão do Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará, Rafael Alves.

Homenageados enfatizam importância da efetivação da CLT
Homenageados enfatizam importância da efetivação da CLT

Homenageados

O procurador Antônio de Oliveira Lima, do Ministério do Público do Trabalho (MPT), chamou a atenção para o fato de que ainda existem muitas violações nas relações trabalhistas, como a falta de formalização, jornadas de trabalho excessivas, assédio moral e trabalho infantil. “O que nós precisamos, além de comemorar esses 80 anos, é buscar caminhos para a real efetivação dessas leis, para a efetivação dos direitos nela previstos”, argumentou.

O Sindsaúde Ceará, entidade que representa os trabalhadores da saúde do nível médio, também foi um dos homenageados, e a sua presidente, Marta Brandão, recebeu a certificação. Ela falou sobre a necessidade de reconhecimento dos profissionais e do seu papel social, dando destaque para a aprovação, em 2022, do piso salarial nacional para a categoria. 

“Ressalto a importância da Lei Federal 14.434/22, contudo a vitória só será plena quando a valorização estiver no contracheque de cada trabalhador e trabalhadora do Brasil”, pontuou.

Na solenidade, foram homenageados ainda o auditor fiscal do trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, Luís Alves de Freitas Lima; a desembargadora do TRT da 7ª Região Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno; o desembargador do TRT da 7ª Região Francisco José Gomes da Silva; a servidora da Alece Maria Rodrigues Lucas; o desembargador do TRT da 7ª Região Durval César de Vasconcelos Maia; e os juízes do trabalho Carlos Alberto Rebonatto e Raimundo Dias de Oliveira Neto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Alece