logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE e Banco do Brasil firmam convênio para programa adolescente trabalhador

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região assinou convênio com o Banco do Brasil para implantação do Programa Adolescente Trabalhador no âmbito do TRT cearense.
O convênio configura uma parceria inédita do Banco do Brasil com instituições no âmbito da justiça trabalhista no País.

O presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, e o vice-presidente do Banco do Brasil, Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza, oficializaram o convênio, que terá vigência de 60 meses, durante solenidade realizada, nesta quarta-feira, dia 19, no Pleno deste Regional.

O programa tem por objetivo possibilitar o repasse da experiência que o BB utiliza na condução de contratos de trabalho temporário com adolescentes, na condição de aprendizes, em conformidade com a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

O ato foi prestigiado pelos desembargadores Antonio Marques Cavalcante Filho e Laís Rossas Freire e pela juíza convocada Regina Gláucia Nepomuceno, juiz Germano Silveira de Siqueira, presidente da AMATRA VII, juiz Inocêncio Rodrigues Uchoa, secretário geral da Presidência, Adilson do Nascimento Anísio, superintendente do Banco do Brasil no Ceará, além gerente regional Maurício Rafael Santa Cruz e a gerente de Relacionamento do Banco do Brasil no Ceará, Laura Maria de Melo Furlan, e diretores e servidores do TRT-Ceará.
Em seu pronunciamento, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Adilson do Nascimento, que foi menor aprendiz, ingressando na empresa através do programa de incentivo aos jovens, destacou a importância da parceria que abre a possibilidade de transferir a metodologia empregada no programa pela instituição de crédito oficial do País desde 1972.

Para o vice-presidente do BB, Luiz Oswaldo Moreira de Souza, o Ceará tem a muito a comemorar com a iniciativa do Tribunal de aderir a esse programa e parabenizou o presidente do TRT/CE pela efetivação da parceria de apoio aos adolescentes, salientando que este “é o momento de replantar a esperança no Brasil. O Nordeste está crescendo muito, cumprindo suas metas em termos de trabalho. Hoje a taxa de crescimento da Região é o dobro da taxa de crescimento nacional”. Disse também que o banco tem, hoje, 4.800 jovens empregados através do programa de aprendizagem em todo o Brasil, sendo 150 no Ceará.

O secretário geral da Presidência, Inocêncio Uchoa, falou da satisfação de estar participando deste momento, “abrindo espaço de cidadania e lições de convivência social para os jovens no âmbito deste Regional”. Em seu pronunciamento, o desembargador José Antonio Parente da Silva, presidente do TRT/CE, ressaltou os 200 anos de atuação do Banco do Brasil, pontuando que o convênio abre uma nova perspectiva para o Tribunal que “sempre cobrou a adoção de programas dessa natureza de outros empregadores, mas não observava essa aplicação da lei às suas próprias ações. Estamos cumprindo uma missão, alcançando uma meta de ampliar as ações de cunho social, ajudando a formar novos cidadãos através do seu primeiro contato com os mecanismos da Justiça do Trabalho”, destacou o presidente.