logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Biblioteca do TRT/CE inova nos serviços oferecidos a magistrados e servidores

A Biblioteca Aderbal Nunes Freire, do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, está intensificando o processo de criação e uso de ferramentas eletrônicas que ajudam no processo de atualização e de educação continuada de magistrados e servidores. Algumas alternativas utilizadas pelo setor servem ainda para orientar os funcionários sobre a manipulação eficiente das fontes digitais de pesquisa.

O MAGISTERNET é exemplo de um produto on-line adquirido pelo TRT/CE que atende as necessidades dos magistrados por pesquisas e consultas jurídicas. As senhas de acesso ao serviço e o treinamento na base de dados ficou a cargo da Biblioteca, que também orienta, através de e-mail e pessoalmente, a utilização dessa ferramenta de pesquisa jurídica. Além disso, a Biblioteca administra a assinatura e a distribuição mensal dos periódicos Revista LTr e Revista de Direito e Processo do Trabalho para todos os gabinetes dos desembargadores e Varas do Trabalho, da Capital e Interior.

Desde o final do mês de janeiro, a Biblioteca realizou a Disseminação Seletiva da Informação (DSI), que serviu para divulgar o acervo de livros, artigos de periódicos e a legislação normativa catalogada periodicamente, através dos e-mails corporativos dos magistrados e dos setores do Tribunal. A Biblioteca também gerencia um convênio firmado entre o TRT – 7ª Região e a IOB - Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda, que assegura 60 acessos simultâneos ao sistema Juris Síntese IOB, ou seja, 60 usuários podem pesquisar ao mesmo tempo na referida ferramenta jurídica digital.

Outro serviço disponibilizado é o Biblioconsultoria, criada no final de 2008, primeiramente nas Varas do Trabalho da Capital e nos gabinetes dos desembargadores, que consiste na visita programada de servidores da biblioteca para divulgar seu acervo e instalar os sistemas de informação e pesquisa jurídica nos computadores utilizados no TRT. Neste ano, já foram visitados os setores de Contratos, Licitações, Controle Interno, Jurídico e Legislação de Pessoal.

A bibliotecária Rejane Albuquerque, responsável pela Biblioteca Aderbal Nunes Freire, lembra que algumas visitas já estão agendadas para este ano e que as unidades que desejarem programar o serviço, precisam fazer a solicitação através dos números 3388-9398 e 3388-9399. Rejane destaca, ainda, que uma página digital para o setor será inaugurada em breve. “Lá, os usuários poderão encontrar informações internas relativas ao acervo, serviços e atendimento na unidade”, destaca. O portal também facilitará o acesso rápido a alguns sites de interesse jurídico, visando à melhoria da pesquisa jurídica e ao aumento do rendimento técnico e cultural.

Atualmente, a Biblioteca possui um acervo de mais de 4.000 títulos, 7.569 artigos periódicos e 548 itens de atos normativos, dentre outras fontes de informação jurídica e literária.

SERVIÇO:
Biblioteca Aderbal Nunes Freire
Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região
Andar Térreo – Anexo II
Fone: 3388-9398 e 3388-9399