logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Entidades cearenses são agraciadas com medalha comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho

Oito entidades representativas do empresariado cearense e da advocacia receberam, nesta segunda-feira (7/11), a medalha comemorativa aos 80 anos da Justiça do Trabalho. A entrega da honraria foi feita pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, e pelos desembargadores Durval César de Vasconcelos Maia, presidente eleito do TRT-7, e Francisco José Gomes da Silva.

Veja mais fotos aqui.

A presidente do TRT-7 agradeceu pela colaboração das entidades presentes com a recente Campanha Corregedoria Solidária, que arrecadou mais de 35 toneladas de alimentos, e reforçou a manutenção da parceria e do diálogo com todos os segmentos da sociedade. “Eu jamais poderia deixar, nesses 80 anos da Justiça do Trabalho, de homenagear toda a coletividade, tanto dos empregados como dos empregadores, pela parceria e o respeito que vocês têm com a nossa instituição”, afirmou a presidente do TRT-7.

A Justiça do Trabalho completou 80 anos de existência em maio de 2021. Em decorrência desse marco histórico foi criada a medalha comemorativa. Mas, em razão da pandemia, não foi possível realizar eventos e homenagens naquele ano. Desde agosto deste ano, a Administração do TRT-7 está condecorando instituições e personalidades que colaboraram para o fortalecimento e o crescimento da Justiça Social.

Até o momento, já foram entregues mais de 60 insígnias pela presidente do TRT-7, e por outros desembargadores do Regional. A primeira medalha comemorativa foi entregue ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho Caputo Bastos, por ocasião de correição ordinária no TRT-7 e da Campanha Corregedoria Solidária. Em regra, entidades, magistrados e advogados têm comparecido ao Tribunal para receber a honraria.

Homenageados

Foram agraciados com medalha Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará; Márcia Sandra Roque, presidente da Enel, na solenidade representada por José Osvaldo Correia Férrer. diretor institucional; Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará; Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza; Morone Souto Angelim, diretor vogal do Lions Clube Sobral Caiçara; Luiz Gastão Bittencourt da Silva, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará; José Marcelo Pinheiro Filho, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Ceará e Raimundo Martins Pereira, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultoras Familiares do Estado do Ceará.

Homenagem ao TRT-8

No dia 4 de novembro, foi homenageado o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). Sua presidente, desembargadora Graziela Leite Colares, recebeu, em nome daquela corte, a medalha alusiva aos 80 anos da Justiça do Trabalho das mãos presidente do TRT-7, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante. Além da homenagem, também foi assinado convênio para disponibilização do banco de dados de autoridades do Cerimonial do TRT-7 ao Cerimonial da 8ª Região.

Veja fotos aqui.

Histórico

A Justiça do Trabalho foi oficialmente instalada em todo o Brasil em 1º de maio de 1941, com um Conselho Nacional do Trabalho, 8 Conselhos Regionais do Trabalho e 36 Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ). Em 1943, todo o conjunto de leis trabalhistas até então produzidas foi reunido na Consolidação das Leis do Trabalho. Outro passo importante foi dado com a Constituição de 1946, que integrou a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário com a consequente transformação dos Conselhos Regionais em Tribunais Regionais do Trabalho.