logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Fórum Autran Nunes abre exposição comemorativa ao Dia do Trabalho

Em solenidade realizada no hall de entrada do Edifício Dom Hélder Câmara, na manhã desta quarta-feira, dia 29 de abril, o Fórum Autran Nunes promoveu a abertura da exposição intitulada “Ritos da Memória: Imagens da História do Primeiro de Maio”. A exposição faz parte das atividades que o Tribunal Regional do Trabalho está promovendo em comemoração ao 1º de Maio, Dia Mundial do Trablho.

Durante a solenidade de abertura do evento, falaram o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, e o secretário geral da Presidência, Inocêncio Uchoa, que destacaram o significado e a importância da da comemoração com uma exposição que mostra a história de um dia, de uma data que, ao longo de mais de um século, o Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1º de Maio de 1889, e que representa, ao mesmo tempo, fatos, idéias ou simplesmente a vida cotidiana de milhões de seres humanos em suas mais diversas formas de manifestações, revoltas e lutas em prol da jornada de oito horas diárias e de melhores condições de trabalho.

Em seu pronunciamento, o desembargador José Antonio Parente salientou “que este 1º de Maio, Dia do Trabalho, nos afigura propício para refletir sobre o papel da Justiça do Trabalho, porquanto a função social do trabalho tem se revelado fundamental para o avanço da cidadania, a dignidade da pessoa humana, a distribuição de renda e a construção de uma sociedade que se pretenda não apenas formal, mas materialmente democrática”.

O presidente do TRT-CE reportou-se ainda que “o Direito do Trabalho foi concebido como fórmula a compensar a inferioridade econômica do trabalhador, com o fito de estabelecer uma relação equilibrada entre as partes, conferindo maior proteção àqueles considerados hipossuficientes”, sublinhou.

Ao final da solenidade, diretores, servidores do Fórum e convidados participaram de um café da manhã, oferecido pelos dirigentes da Agência do Banco do Brasil instalada no Fórum Autran Nunes.

A iniciativa da exposição, registrando fatos marcantes e imagens do 1º de Maio, no Brasil e no Mundo, foi coordenada pela diretora da Divisão de Gestão do Conhecimento do Tribunal, Valéria Feitosa, e ficará aberta ao público para visitação até o dia 08 de maio. As obras expostas fazem parte do acervo bibliográfico da professora Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da UFC a qual desenvolve pesquisas no campo da história social e do trabalho.