logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE promove palestra pelo Dia Mundial da Água

A Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região realizou programação alusiva ao Dia Internacional da Água, transcorrido no dia 22 de março. Dentre as atividades, foi feita uma campanha de divulgação para a redução do consumo de água no Fórum Autran Nunes, quando foi distribuído entre os servidores um marcador de página com dez dicas para economizar água. As dicas apontam para banho rápido; primeiro escovar os dentes e depois abrir a torneira; evitar torneira aberta ou pingando; descarga apenas o tempo necessário; ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo; para lavar o carro use um balde ao invés de uma mangueira; ao lavar a calçada não utilize a mangueira e sim uma vassoura e depois jogue um balde dágua; regando plantas, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo; quando for limpar o aquário, aproveite a água para molhar as plantas e, por último, não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos, garantindo água potável para todos.

Ainda como parte da programação, a professora Gigi Castro, especialista em metodologia do Ensino da Arte e participante da Frente Cearense por uma nova Cultura da Água, proferiu palestra com exibição de vídeos, no dia 25 de março, na Sala de Sessões do Pleno do TRT-CE, abordando o tema “Uma reflexão sobre as águas do Rio São Francisco”. Com relação ao Rio, de acordo com o Comitê Gestor da Bacia do São Francisco, a professora Gigi Castro, disse que “em virtude das agressões ambientais que sofre há décadas, o rio enfrenta atualmente problemas de vazão para atender as demandas de sua própria bacia, entre as quais se destaca a geração de energia elétrica. A interligação implicará em investimentos que podem chegar a 20 bilhões de reais, além do elevado custo energético e financeiro de manutenção do projeto”, salientou.

Durante a abertura do evento, o Coral Sétima Voz, do SINDISSÉTIMA, sob a regência da maestrina Jaqueline Sidney, executou as músicas “Tenho Sede” e “Correnteza”. Após a apresentação do recital, o co-regente Gonzaga Leite fez, a pedido do grupo, uma explanação destacando a importância do consumo consciente da água.