logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE democratiza administração com juízes de primeira instância

Antes mesmo de completar um ano à frente da administração do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, o desembargador José Antonio Parente da Silva já pode constatar o acerto de muitas medidas e ações administrativas adotadas desde o início de sua gestão. Uma dessas medidas destaca-se por trazer, em seu bojo, a essência de uma postura democratizante e, ao mesmo tempo, instigadora. Desde que assumiu a presidência do TRT/CE, o desembargador revelou disposição de chamar à participação para os atos administrativos do Tribunal os magistrados de primeiro grau.

“O TRT/CE dá provas inequívocas que está muito mais próximo da sociedade”. Foi com essas palavras que o juiz federal do Trabalho Konrad Saraiva Mota, responsável pelo Leilão Unificado das Varas do Trabalho do Ceará, comentou sobre a participação, com grande número de cargos na Direção Administrativa do TRT/CE, ocupados, hoje, por magistrados de Primeira Instância.

Numa iniciativa de acelerar o atendimento às demandas trabalhistas no âmbito da 7ª Região, desde que assumiu a presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, o desembargador José Antônio Parente da Silva, já fez com que 21 cargos administrativos passassem a ser exercidos, exclusivamente, por juízes de Primeira Instância.

O juiz Konrad Mota, que há pouco tempo deixou de ser juiz substituto para liderar o Leilão Unificado, afirma que, fazendo isso, “o Tribunal democratiza a participação dos juízes na administração. Nós estamos mais no dia-a-dia, temos mais contato com os reclamantes e podemos encaminhar todas as demandas que chegam à Justiça do Trabalho”, justifica. Em sua opinião, isso explica a aproximação da Justiça do Trabalho com a sociedade. “Essa prática é saudável para nós, juízes de Primeira Instância e, consequentemente, para o Tribunal”, acrescenta.

Num ato histórico da atual gestão do TRT/CE, o presidente Antônio Parente determinou, com o apoio do Tribunal, que a direção do Fórum Autran Nunes, que era sempre exercida por um desembargador, no caso o vice-presidente, ficasse a cargo, pela primeira vez, de um juiz de Primeira Instância, assim, o juiz titular da 1ª Vara de Fortaleza, Judicael Sudário de Pinho, que já tem mais de 15 anos de magistratura, foi nomeado diretor do Fórum.

O magistrado, em seu depoimento sobre a maior participação dos juízes de Primeira Instância em cargos administrativos na história do TRT/CE, diz que “é induvidoso que a atual Administração do TRT da 7ª Região enfrentou e enfrenta um novo paradigma, buscando o aprimoramento administrativo e funcional. Acredito, firmemente, que essa Administração quer e vai marcar, com o exemplo, o Tribunal em que acredita e que defende, sobretudo pela aproximação com os Juízes de primeiro grau”, afirmou.

O juiz Judicael Sudário de Pinheiro também diz que “vejo que a atual Administração tem procurado reformar o Tribunal, no sentido de permitir que se torne mais eficiente e ofereça à comunidade mais serviços, com maior qualidade. Ou seja, fazer mais e melhor com os recursos próprios disponíveis. E, aqui, cabe uma particular menção ao presidente José Antônio Parente da Silva, cujas habilidades incontestes, estafante capacidade de trabalho e experiência administrativa haverão de guiar o nosso Tribunal com vistas a manter suas tradicionais solidez e eficiência”, concluiu.

Para o juiz do Trabalho José Maria Coelho Filho, que participa do Grupo de Gestão Estratégica encarregado do Planejamento Estratégico do TRT/CE, também “é possível ressaltar o trabalho qualificado da atual administração do Tribunal”. Para ele, “a gestão atual está mais presente e nós, magistrados, também estamos mais compromissados. Dessa forma, a administração consegue realizar seus objetivos de forma mais eficaz”, finaliza.