logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Memórias Trabalhistas nº 1: "O reclamante que foi contratado pela tela da televisão"

Em 10 de maio, foi celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário. Como parte das ações comemorativas da data, a Seção de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) passa a publicar algumas histórias de processos trabalhistas pitorescos, comoventes ou de impacto social que já passaram pela Justiça do Trabalho do Ceará. Serão oito histórias divulgadas ao longo do mês. Confira abaixo o primeiro texto da série.

O reclamante que foi contratado pela tela da televisão

Corria o ano de 2001. Estava como juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Fortaleza.
Numa dessas manhãs de pauta cheia de audiências, fui alertado da presença de um reclamante que não tinha lá o juízo perfeito.
Coloquei dois seguranças na sala e deixei fora aquela que seria a patroa... uma afamada jornalista da terra. Bom dia senhor! Sente-se e me responda algumas indagações!
Que tipo de trabalho o senhor fazia?
O cidadão respondeu que havia recebido ordens para ficar em frente à televisão, na hora em que a jornalista aparecia em certo programa diário, observando a formosa demandada.
Que mais o senhor fazia?
Mais nada, disse-me, somente ficava observando o trabalho dela. Hum! E quem contratou o senhor, foi a própria jornalista?
Não, Dr. Juiz... quem me admitiu nesse emprego foi o governador do Ceará.
Ele apareceu na tela da televisão e me disse o que era para eu fazer!
Bom... a essas alturas já tinha uma fila de gente, advogados, servidores, querendo uma cópia da ata da audiência em que ficou registrado o inusitado depoimento.
Efetivamente, o reclamante, apesar de pacífico, não girava bem do juízo. Registrei na ata da audiência a incapacidade do reclamante em conduzir o processo, encerrei o caso e, sem ofender o cidadão, recomendei que procurasse um advogado.
Assim feito, o sujeito foi embora e nunca mais tive notícias dele.
A jornalista foi informada do que ocorrera, ocasião em que explicou sofrer há muito tempo assédio sentimental dessa pessoa. Caso singular da sala de audiência que se soma a tantos outros, curiosos, inusitados, povoando a memória da Justiça do Trabalho do Ceará!

Cláudio Soares Pires
Desembargador do Trabalho


Vídeo

Também para marcar o Dia da Memória do Poder Judiciário, o TRT/CE lançou um vídeo institucional sobre o Memorial da Justiça do Trabalho do Ceará. Assista abaixo: