logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE lança Prêmio Nacional de Jornalismo

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, presidiu, na manhã desta quinta-feira, dia 9 de julho, a solenidade de lançamento do Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo que aconteceu, simultaneamente com o Workshop “Imprensa e Justiça do Trabalho”.

A cerimônia contou com a presença dos desembargadores Cláudio Soares Pires, vice-presidente do TRT/CE, Antonio Marques Cavalcante Filho, Ouvidor Regional, e Laís Rossas Freire, além do secretário geral da Presidência do Tribunal, Inocêncio Uchoa, do juiz Judicael Sudário de Pinho, diretor do Fórum Autran Nunes, Francisco Gerson Marques de Lima, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Hélio Leitão, presidente da OAB/CE, Ivonete Maia, presidente da Associação Cearense de Imprensa, e do jornalista Souto Paulino, presidente da Agência Boa Notícia. Também participaram das atividades jornalistas e representantes dos meios de comunicação de Fortaleza e servidores do Tribunal.

Na abertura dos trabalhos, o desembargador José Antonio Parente agradeceu a presença de todos e afirmou que “o Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, que vai ter periodicidade anual e que foi criado com o objetivo de estimular os profissionais de jornalismo e os veículos de comunicação social para a abordagem de temas que tratam do Mundo do Trabalho, enfocando ações indutoras ao processo de desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social”.

A Edição 2009 do Prêmio tem como tema “O trabalho como valor social” e vai premiar com R$ 50 mil os trabalhos que apresentarem excelência jornalística, focalizando ações no Estado do Ceará que abordem, com profundidade e amplitude, o exercício de investigação jornalística em questões pertinentes ao tema, nas categorias de Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Universitário.

Vão poder concorrer ao Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo os trabalhos veiculados no Ceará no período de 1º de junho de 2009 a 10 de setembro de 2009. O período de inscrição ocorrerá de 10 a 20 de setembro deste ano. Quanto aos trabalhos de participantes de outras cidades do Ceará ou outros Estados deverão ser postados no Correio com data de postagem até o último dia de inscrição, com confirmação via e-mail ou encaminhados à Assessoria de Comunicação Social do TRT/CE, na Av. Santos Dumont, 3384 CEP 60150-162 – Fortaleza.

O presidente do TRT/CE aproveitou a oportunidade para fazer uma apresentação em que destacou algumas medidas relevantes que se produziram ao longo do primeiro ano da atual administração do Tribunal, focalizando entre elas, a reestruturação administrativa; concretização do Leilão Público Unificado; implantação do Juízo Auxiliar de Execuções; inauguração do Posto Avançado da Vara do Trabalho de Limoeiro do Norte em Aracati; criação da Justiça do Trabalho Itinerante; instituição do Sistema de Mutirões; treinamento de servidores; acordo de Cooperação com o Instituto de Previdência de Caucaia; aprovação de Resolução Autorizativa de Concurso Públicos; implantação do Programa de TV “De Fato e de Direito” e implantação da Gestão Estratégica como instrumento de ação Administrativa Planejada, Gestão Ambiental e Agenda 7 de Cultura.

Na programação do worksohp, o juiz Judicael Sudário de Pinho fez uma explanação sobre o Organograma do Poder Judiciário, abordando os diversos aspectos de atuação da Justiça do Trabalho, sua competência e interrelação com outras esferas do poder. O procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na 7ª Região, Francisco Gerson Marques de Lima deu ênfase ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Justiça do Trabalho no Ceará, abordando questões relativas ao pelo do MPT e as decisões da Justiça do Trabalho.

Para a presidente da ACI – Associação Cearense de Imprensa, Ivonete Maia, que é membro da Comissão Julgadora do Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo, “a iniciativa do Tribunal merece elogio porque provoca as redações a uma reflexão sobre esse tema que é vital para o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”.