logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Servidor do TRT/CE lança livro sobre engenharia

Um livro que pretende contribuir com a preparação de engenheiros civis, candidatos em concursos na sua específica área de conhecimentos. Assim pode ser definido o livro “Temas de Engenharia Civil – Questões Comentadas”, de autoria do engenheiro civil Anísio de Sousa Meneses Filho, servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, mestre em Recursos Hídricos pela UFC, pós-graduado em Informática também pela UFC e doutorando em Saneamento Ambiental pela UFRGS.

O livro apresenta 348 questões comentadas de Engenharia Civil, abrangendo os temas mais explorados nos concursos públicos na área. Em linguagem simples e objetiva, ele condensa uma ampla gama de assuntos técnicos, permitindo uma eficaz revisão e atualização do conteúdo básico desenvolvido nas escolas de engenharia.

“Este trabalho vem preencher uma lacuna há muito sentido no mercado editorial brasileiro porque é um livro com abordagem objetiva, criteriosamente elaborado, visando à preparação de candidatos nos certames de conhecimentos específicos. Considero que ele constitui uma importante ferramenta de otimização do esforço dos concursandos”, afirma Anísio, que buscou dar ao conteúdo do curso de graduação em Engenharia Civil uma apresentação na forma de questões comentadas, com fartas ilustrações. Os temas estão selecionados com base no nível de aprofundamento e na frequência com que são cobrados nos exames aplicados no Brasil, pelas melhores e mais acreditadas instituições de recrutamento.

O engenheiro Anísio Meneses Filho é pesquisador na área de planejamento urbano e saneamento ambiental, atuando, também, como consultor em Hidrologia. Ex-professor do Departamento de Física e Química da UECE - Universidade Estadual do Ceará, ele é o autor do livro “Mecânica Básica e Termodinâmica – Aspectos Fundamentais”.

Para o autor, o livro, a ser lançado no próximo mês de agosto pelo Sindicato dos Engenheiros do Ceará e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, tão organizando o lançamento para o início de agosto, chega num bom momento, tendo em vista que na última década, muitas vagas têm sido ofertadas, notadamente no serviço público, na área de Engenharia Civil. “Há uma tendência bastante animadora de crescimento, nos anos vindouros, dessa demanda por engenheiros. Ao tempo em que a economia se expande, a estrutura do estado se amplia e mais e mais engenheiros estarão sendo recrutados e deles vai se exigir competência, calcada numa sólida formação teórica”, afirma Meneses, destacando que os certames de seleção, quase sempre, são de elevada concorrência e as provas muito abrangentes, desafiando o candidato a estabelecer uma estratégia de preparação proveitosa num cenário em que se conflitam a exiguidade do tempo e a vastidão da matéria exigida.

“O extenso conteúdo programático dos exames contempla praticamente toda a ementa do curso de graduação de, no mínimo, cinco anos de intenso estudo, por isso entre os engenheiros-candidatos, podemos identificar dois grupos: o daqueles recentemente egressos das Universidades, com muito conteúdo teórico, mas com ainda pouca vivência prática, e o daqueles que, após a graduação, buscaram uma especialização e se encaminharam para um domínio aprofundado de parte do conteúdo, afastando-se das demais áreas de sua formação básica. Este livro pretende ser útil a ambos os grupos”, aponta.

As 348 questões apresentadas no livro descrevem amplamente o conteúdo explorado na maioria dos certames. Os temas estão separados em 14 macrotemas e as questões estão concatenadas para atender a necessidade de uma leitura rápida e abrangente. “Tivemos o cuidado de reunir o maior número de questões atinentes aos temas mais explorados, de modo a otimizar o esforço do candidato-leitor. O nível das questões é compatível com as mais exigentes provas de seleção, desde as questões básicas, de enfoque conceitual e interpretativo, até algumas de aplicação e cálculo. Os comentários não se limitam à resposta direta e imediata, mas procuram, sempre que possível, ir além de mera justificativa de resposta. Buscam, ainda, estimular o leitor a uma visão sistêmica e integrada do conteúdo. Com o comentário de cada questão, o leitor estará habilitado a responder acertadamente a diversas outras que envolvam aquele tema”, conclui.

Contatos com o autor pelo e- mail: anisiomeneses@secrel.com.br