logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

EcoSétima faz campanha na praia do futuro no Dia Mundial de Combate a Poluição

A Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região realizou, no último dia 14 de agosto, Dia Mundial de Combate à Poluição, uma campanha de conscientização na Praia do Futuro para lembrar a data de interesse ambiental.

Durante toda a manhã, as servidoras Silvana Teixeira, Deven Miller e Lisane Patuso fizeram uma mobilização, buscando promover a sensibilização das pessoas para o slogan da campanha “Diga Não à Poluição – Praia Limpa”. As servidoras realizaram o trabalho de limpeza na Praia do Futuro.

As integrantes da Comissão de Gestão Ambiental do TRT-7ª Região puderam observar que embora a EMLURB busque realizar uma limpeza na Praia, com intuito de disponibilizá-la para o uso da população, falta uma mudança de atitude e postura por parte das pessoas, pois apesar de existirem vários depósitos para coleta de lixo muitos resíduos são jogados na areia da praia.

Foram encontrados vários objetos pela equipe na pequena distância que a Comissão percorreu, numa prova de que a população não tem colaborado muito com a limpeza da área de praia que é de usufruto coletivo. Num curto espaço de tempo, a equipe coletou canudos de plástico, garrafas plásticas, chicletes, sacos e sacolas plásticas, cacos de vidro, tampas plásticas e metálicas de refrigerantes e bebidas, pedaços de cigarro, fraldas descartáveis etc.

O mais preocupante, de acordo com as integrantes da Ecosétima, é que esses objetos demoram muito tempo para se decompor na natureza, além de provocarem a morte de vários animais marinhos, que os confundem com algas e outros animais, considerando-os alimentos. “Por isso o nosso apelo é no sentido de que as pessoas pensem muito nisso antes de jogar lixo na praia e na rua. Lugar de lixo é no lixo. Não vamos transformar a praia ou a rua num lixão”, adverte a servidora Deven Moura, integrante da Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE.

A Ecosétima também tem trabalhado para sensibilizar os próprios servidores do TRT do Ceará. No prédio do Tribunal, foram disponibilizados depósitos destinados ao recolhimento de pilhas e baterias e que estão localizados ao lado da Portaria do Anexo II do TRT - 7ª Região.
A Comissão pede, sempre, que se evite colocar outros objetos nesses depósitos já que foram encontrados sacos, copos, plásticos e garrafas de bebidas. A Ecosétima até colocou cartaz e letreiro destacando a destinação do lixo a ser recolhido.