logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

EcoSétima comemora primeiro ano de atividades e promove dia de limpeza na praia

A Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região – EcoSétima, vai promover nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, um dia de limpeza na Praia do Futuro, em Fortaleza. A partir das 8h30, em frente à Barraca Vila Galé, com o slogan “Diga Não à Poluição – Praia Limpa”, a EcoSétima vai mobilizar os integrantes da comissão, servidores do Tribunal e os freqüentadores da Praia do Futuro para o engajamento e participação na campanha.

Como o mês de agosto marca as comemorações de um ano de atividades da Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE, o calendário da EcoSétima ainda tem uma programação que vai intensificar suas ações. No dia 19, de 14h30 às 16h30, no 1º Andar do Anexo I do Tribunal, a EcoSétima organiza o Fórum Permanente de Gestão Ambiental das Instituições Públicas. Representantes do BNB, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, IBGE, Universidade Federal do Ceará, Justiça Federal, SERPRO, INSS, CONAB e INCRA estarão presentes no encontro.

Já no período de 24 a 28 de agosto, a Comissão, juntamente com a Associação Peter Pan, vai fazer campanha para conscientização contra o consumo de fumo, com o slogan “Apague essa idéia, respire ar puro e tenha uma vida mais saudável”. Nesse período, pop-ups serão exibidos no site do Tribunal (http://www.trt7.jus.br/) e na intranet (http://intranet/) com informações sobre os problemas provocados pelo uso do tabaco, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). Além disso, será disponibilizado um vídeo do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Entre as atividades já realizadas pela Comissão de Gestão Ambiental no âmbito do TRT/CE, está a disponibilização, desde junho deste ano, de um coletor de pilhas e baterias ao lado da portaria do Anexo II do Tribunal. Lá, é feito o descarte correto desses produtos compostos por materiais prejudiciais ao meio ambiente.

No final de julho, cada um dos setores do Tribunal e do Fórum Autran Nunes receberam novos coletores de papel para reciclagem. O material foi distribuído no Tribunal pelo servidor João batista, integrante da EcoSétima, e via malote foi para as Varas do Trabalho do Interior, doado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), pela empresa A3T e pelo Governo do Estado do Ceará.

Ainda em julho e agosto, a Comissão distribuiu nos setores do TRT/CE e nas Varas do Trabalho e do Interior, etiquetas com dicas para o consumo consciente de nossos recursos. Elas são divididas em quatro tipos, cada uma com uma mensagem específica. Para as etiquetas a serem coladas nas impressoras, a mensagem é “Revise os textos antes de imprimir e utilize os dois lados do papel”; para as luzes, “Apague as luzes dos locais desocupados e desligue os equipamentos ao final do expediente”; para as torneiras de água, “Use com moderação, evite o desperdício, feche bem as torneiras e avise se houver vazamento”; e para os telefones, “Fale somente o necessário e dê preferência ao e-mail”. A distribuição dessas etiquetas nas Varas da Capital no Fórum Autran Nunes está prevista ainda para este mês de agosto.

Todo o trabalho da EcoSétima está baseado na responsabilidade sócio-ambiental que deve ser compartilhada por todos. Isso abrange a coleta seletiva de resíduos produzidos e, por isso mesmo, exige uma mudança de postura, de atitude e de consciência em busca da redução do consumo ou do consumo consciente dos bens naturais.