logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Encerramento da Semana da Aprendizagem no Ceará tem solenidade no Fórum Autran Nunes

Em solenidade que contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Lélio Bentes Correa, a Semana Nacional da Aprendizagem 2018 encerrou sua programação na manhã desta segunda-feira (20/8), no Fórum Autran Nunes, em Fortaleza. Desde o dia 13 de agosto, o TRT/CE, em parceria com outros órgãos, promoveu palestras, exibição de vídeos, audiências públicas, oficinas e exposições, com o objetivo de colaborar para o aumento do número de aprendizes nas empresas e combater o trabalho infantil. Durante a Semana, participaram das atividades cerca de 440 pessoas, entre 380 jovens e 60 empresários. Assista abaixo ao vídeo com os destaques da Semana Nacional da Aprendizagem no Ceará. Veja mais fotos aqui.

Para a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, uma das gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI) da Justiça do Trabalho do Ceará, o apelo da Semana é dirigido especialmente aos empresários, para que cumpram a cota legal de contratação de jovens aprendizes. "Se cada empregador do país der oportunidade a um jovem, teremos um Brasil melhor", declarou a magistrada durante o evento de encerramento.

Representando o Ministério Público do Trabalho no Ceará, o procurador do trabalho Antonio de Oliveira Lima falou dos desafios que as instituições têm para ampliar as contratações de aprendizes. "O primeiro desafio é estimularmos uma contratação de aprendizagem não apenas por critérios técnicos, mas também por um viés social, o que pode ajudar a dar oportunidades a jovens com perfil de risco social. O outro desafio é instituir programas de aprendizagem em prefeituras do interior, uma vez que em municípios menores é raro ter empresas de médio e de grande porte, as quais são obrigadas a contratar jovens aprendizes", ponderou o procurador-chefe substituto.

O ministro Lélio Bentes Correa finalizou os discursos enaltecendo o caráter social que a Justiça do Trabalho apresenta ao promover a Semana da Aprendizagem. "É gratificante perceber que cada vez mais nossa instituição sai dos gabinetes e audiências para desempenhar ações que levam à sociedade os valores da cidadania", afirmou o ministro, que presidiu a Comissão da Justiça do Trabalho para a Erradicação do Trabalho Infantil, de 2012 a 2015, e é um dos membros fundadores do Fórum Nacional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Também compareceram à solenidade o presidente do TRT/CE, desembargador Plauto Porto, a ouvidora do TRT/CE, desembargadora Fernanda Uchoa, a diretora do Fórum Autran Nunes, juíza do trabalho Milena Moreira de Souza, a gestora regional do PCTI, juíza do trabalho Karla Yacy, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Francisco Pontes Ibiapina, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Ceará, Ivonisa Holanda, e a presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Rosmari Holanda.

Na ocasião, a Justiça do Trabalho do Ceará e a APDMCE assinaram protocolo técnico visando ao estabelecimento de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural de natureza multidisciplinar em prol da erradicação do trabalho infantil e da adequada profissionalização do adolescente.

Para conferir a programação detalhada que ocorreu durante a Semana da Aprendizagem, clique aqui.

Veja mais fotos da Semana Nacional da Aprendizagem 2018 aqui.