logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE realiza 1º Encontro de Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho

“Estamos felizes em realizar este encontro por entender que aqui está um significativo ponto de convergência entre o desejo do servidor e aquilo que pensa a administração do Tribunal”. Com estas palavras, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, abriu, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de setembro, no Salão de Convenções do Plaza Suítes Hotel, o Primeiro Encontro dos Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho”.

Acompanhado do vice-presidente do TRT/CE e corregedor regional, desembargador Cláudio Soares Pires, o presidente destacou o fato de que a idéia do encontro partiu dos próprios diretores de secretaria, por ocasião das reuniões de elaboração do Planejamento Estratégico do Tribunal.

Em seu pronunciamento, o desembargador Antonio Parente fez referência ao “Decálogo do diretor de secretaria”, elaborado pelo desembargador federal aposentado Vladimir Passos de Freitas, onde o autor destaca que “no trabalho, o diretor de secretaria deve dar o exemplo. Chegar antes e sair depois. Estar sempre pronto para colaborar, inclusive fora do horário de expediente ou em fim-de-semana. Trabalhar nos processos junto com os seus colegas e não fechado em uma sala, tal qual uma autoridade superior e distante”.

Para o presidente do TRT/CE, “contar com a participação de todos os diretores de secretaria das Varas do Trabalho no encontro é uma prova de que há o compromisso amplo e irrestrito de todos com a melhoria do serviço público no âmbito da Justiça do Trabalho. É exatamente isso que devemos buscar: a compreensão plena de que atuamos para servir ao público, à população”, afirmou o presidente.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Cláudio Pires, ao falar na solenidade de abertura do encontro enalteceu que o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará conseguiu um grande avanço que é a consolidação, em um único documento, dos atos normativos que se achavam veiculados separadamente. “Com isso, afirmou, os atos administrativo-processuais ganham maior eficiência e celeridade, atualizando os diversos provimentos em vigor, com adequação de redação e adoção de novas regras procedimentais. A iniciativa, segundo o vice-presidente, criou um sistema lógico de pesquisa, o que assegura a real funcionalidade e melhora a regulamentação dos procedimentos”.

Na programação do encontro, os diretores de secretaria também foram informados sobre as atividades da EcoSétima - Comissão de Gestão Ambiental do TRT/CE, com exposição da juíza Aldenora Siqueira, titular da Vara de Baturité e presidente da EcoSétima que fez a distribuição de “canecas ecologicamente corretas porque evitam a utilização de copos descartáveis que agridem o meio ambiente”, afirmou.

Compartilhando as boas práticas de gestão, a bibliotecária Rejane Albuquerque, responsável pela Biblioteca Aderbal Nunes Freire do TRT/CE, anunciou que cada Vara do Trabalho vai estar recebendo o MAGISTERNET, um produto on-line adquirido pelo Tribunal que atende as necessidades dos magistrados e servidores por pesquisas e consultas jurídicas.

O encontro que consolidou a socialização de boas práticas administrativas e judiciárias das Varas do Trabalho do Ceará também teve na sua programação uma palestra do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/CE, Joarez Dallago, que falou sobre a implantação do processo virtual.

No encerramento do encontro, uma exposição do diretor geral do Tribunal, Francisco José Pontes Ibiapina, que salientou o desejo da administração de continuar, periodicamente, reunindo diretores de secretaria das Varas com o objetivo de aperfeiçoar os serviços da Justiça do Trabalho perante a população cearense.