logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE realiza Primavera dos Museus e da Leitura

Com o objetivo de discutir ações para preservar a memória da Justiça do Trabalho e os Direitos Humanos no Ceará, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região promoveu, na última segunda-feira, dia 21 de setembro, no Auditório do anexo II, a Primavera dos Museus e da Leitura.

Na abertura, com a presença do presidente do TRT/CE, desembargador José Antônio Parente da Silva, do secretário de Cultura do Ceará, Francisco Auto Filho, da secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, do reitor em exercício da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, do secretário geral da Presidência do TRT/CE, juiz Inocêncio Uchoa, do diretor geral do TRT/CE, Francisco José Ibiapina, e da diretora da Divisão de Gestão do Conhecimento, Valéria Chaves Feitosa, o Coral Sétima Voz, formado por servidores do Tribunal da 7ª Região, fez uma apresentação de boas vindas aos convidados para a programação que homenageou o cearense Frei Tito de Alencar Lima.

A solenidade marcou, também, a assinatura de um Acordo de Cooperação Acadêmica celebrado entre o TRT/CE e a UFC, tendo como pontos principais o lançamento do “Prêmio de Incentivo à Pesquisa da História e Memória da Justiça do Trabalho do Ceará”, do “Núcleo de Estudos e Pesquisas da Justiça do Trabalho do Ceará” e do programa de História Oral “Narradores da Memória”.

“Esse Prêmio de Incentivo à Pesquisa é uma das maiores iniciativas dentro da cultura no nosso Estado”, afirmou o secretário de Cultura, Auto Filho, destacando que “no Programa Narradores da Memória, estou pensando, juntamente com o presidente Parente, na possibilidade de que bolsistas do Estado venham trabalhar aqui no Memorial do TRT do Ceará e que a SECULT possa doar um acervo e capacitar pessoal para as bibliotecas das Varas do Interior e da Capital”, concluiu.

“Com essas parcerias, queremos levar o Tribunal para as praças da cidade, do Estado, aproximando a Justiça do Trabalho dos cidadãos”, afirmou o presidente do TRT/CE. Para a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, “é salutar ocupar os espaços públicos com cultura para os cidadãos, tendo como parceiro o TRT, que lida com um setor social tão significativo que é o trabalhador”, concluiu.

O vice-reitor da UFC, Henry Campos, no exercício da reitoria, disse que as iniciativas defendem o Direito em geral e a sociedade brasileira e que, por isso, “a UFC está aliada a esse novo momento do Tribunal, ampliando seu raio de atuação”, afirmou.

Logo após a solenidade de assinatura, houve também a palestra “Memória, Leitura, e Direitos Humanos”, proferida pelo professor Francisco Régis Lopes Ramos, da UFC, numa homenagem à memória de Frei Tito de Alencar. “Direitos Humanos quer dizer que nós temos direitos iguais a termos e aceitarmos as diferenças”, disse o professor Régis. No tocante a Frei Tito, que foi duramente perseguido pela ditadura militar no Brasil e teve fim trágico, o professor enfatizou a postura do religioso “de ter o olhar como uma janela para o mundo e a leitura como fator de transformação do ser humano”. Ele relembrou, também, dos artifícios utilizados por outros presos políticos para fazer com que os depoimentos e os relatos sofridos por Frei Tito saíssem da prisão para denunciar as torturas praticadas pelo regime.

Logo após, no hall de entrada da Biblioteca do TRT/CE, ocorreu a Mostra Literária e Feira de Livros, com apoio da SECULT, SECULTFOR e Edições UFC. Ao final da programação do dia, em homenagem ao Dia da Árvore, o presidente Antônio Parente plantou uma muda de Ipê no jardim da casa sede do Tribunal e distribuiu aos servidores e demais presentes mudas de Alecrim, doadas pela Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal (EcoSétima) e pelo Sindicato dos Servidores da Sétima Região da Justiça do Trabalho (SINDISSÉTIMA).