logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE faz campanha de doação de sangue

Na próxima terça-feira, dia 22 de setembro, uma unidade móvel do HEMOCE - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, vai estar no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, no período da manhã, para receber doação de sangue dos servidores e do público em geral.

Com isso, o TRT/CE participa do esforço para salvar vidas pela transfusão sanguínea, que não dói, é rápida e não afeta a saúde. Os servidores do Regional que fizerem doação terão direito a tirar folga pelo resto do expediente. Para fazer a doação é necessário um pré-agendamento junto à DSAS - Diretoria do Serviço de Assistência ao Servidor pelo telefone 3388-9405.

Para fazer a doação de sangue, os interessados precisam ter entre 18 e 65 anos de idade, ter mais de 50kg e apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. Além disso, os doadores não podem estar em jejum e evitar comer alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não fumar nas duas horas antes da doação. Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis, doença de Chagas, que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, que tiveram contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses, usuários de drogas e mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem fazer doações.

A doação de sangue, de acordo com os especialistas não representa nenhum risco à saúde do doador. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde e a recuperação é imediata. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, no ato da doação, apenas 450 ml são coletados. Apesar de ser pouca, essa quantidade pode representar muito para quem precisa, já que todo sangue doado é separado em componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Esses componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

O interessado em se tornar também doador de medula óssea pode aproveitar a oportunidade e preencher um cadastro para fazer um teste de compatibilidade genética, por meio da coleta de uma pequena quantidade de 10 ml de sangue. Depois da análise, se for verificada a compatibilidade entre a sua medula e a de um paciente, você será consultado em outro dia para decidir sobre a doação.

No dia 20 de outubro, a campanha de Doação de Sangue da Justiça Trabalhista ocorrerá também no Fórum Trabalhista Autran Nunes.

SERVIÇO:

Campanha de Doação de Sangue da Justiça Trabalhista do Ceará
- Dia 22 de setembro – TRT/CE
Av. Santos Dumont, 3384 – Aldeota
- Dia 20 de outubro – Fórum Autran Nunes
Av. Tristão Gonçalves, 912 - Centro