logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE promove debate sobre administração de varas do trabalho

A 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza vai se tornar, em breve, na primeira unidade da Justiça do Trabalho do Ceará a ser totalmente virtual. Foi o que informou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, durante a solenidade de abertura do Curso de Administração Judiciária de Varas do Trabalho, nesta sexta-feira, dia 11 de setembro, no auditório do Hotel Plaza Praia Suítes.

O presidente do TRT/CE aproveitou para elencar algumas ações de sua administração, como a reestruturação do setor de Informática que está sendo modernizado e contará com um reforço de 30 servidores, que serão chamados após a realização do próximo concurso do Regional e a edição da consolidação de provimentos do TRT/CE, que sintetiza em um só documento todos aqueles até então esparsos, de modo a atender a necessidade dos magistrados, advogados, estagiários, partes e servidores, quanto ao conhecimento dos procedimentos adotados na jurisdição do Tribunal.

Em seguida, os magistrados Judicael Sudário de Pinho, titular da 1ª Vara do Trabalho de Fortaleza e diretor do Fórum Autran Nunes e Paulo Régis Machado Botelho, titular da 4ª Vara do Trabalho de Fortaleza, fizeram explanação sobre os conhecimentos que adquiriram no 1º Curso de Formação em Administração Judiciária em Vara do Trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho - TST, em Brasília.

O encontro, coordenado pela ERMAT/CE - Escola Regional da Magistratura do Trabalho do Ceará, contou com a participação de 40 magistrados da Justiça do Trabalho. O juiz Paulo Régis Botelho foi enfático ao afirmar que “hodiernamente, em face da avalanche de processos provocada pela facilitação do acesso à Justiça, após a promulgação da Carta Magna de 1988, é de extrema importância, que os juízes se conscientizem da necessidade de uma reflexão conjunta acerca dos problemas da administração judiciária”.

Segundo ele, “o juiz de primeiro grau sempre esteve mais distante deste tema, em decorrência da concentração do poder na cúpula dos Tribunais, o que acarretava um enorme prejuízo para o jurisdicionado. Uma maior participação dos magistrados, estimulada principalmente pelas reivindicações de suas associações e concretizada, em parte, pelo Conselho Nacional de Justiça, visa integrá-los aos problemas e ao destino do Tribunal a que pertencem”, afirmou.

Em sua exposição, o juiz Judicael Sudário de Pinho falou, entre outros assuntos, sobre a gestão de processos em Varas do Trabalho e a rotina de gabinete, destacando a resolução Nº 70/2009 do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, especificando que os Tribunais deverão elaborar Planejamento Estratégico, visando, entre outros objetivos, a eficiência operacional do Poder Judiciário. O diretor do Fórum Autran Nunes enumerou algumas habilidades necessárias para a gestão eficiente do gabinete como saber tomar decisões, através da descentralização, com a delegação sendo feita para as pessoas cujo trabalho é mais afetado por elas. Ele mostrou, ainda, que é necessário saber construir acordos de desempenho e administrar o tempo e aproveitou para deixar uma mensagem: “um gabinete eficiente é aquele que atinge seus principais objetivos de desempenho e ao mesmo tempo mantém um alto padrão de qualidade de vida para seus membros”.

A programação do encontro teve continuidade com a palestra do superintendente regional do Trabalho e Emprego, Francisco Assis Papito de Oliveira, que aproveitou para agradecer o convite e elogiar a parceria entre o TRT/CE e a SRTE que resultou na instalação de uma agência do órgão nas dependências do Fórum Autran Nunes. Papito informou que, diariamente, mais de 600 pessoas procuram a instituição para esclarecimentos e prestação de serviços. Ele também aproveitou a ocasião para anunciar que vai lançar, em breve, uma campanha intitulada “Na minha casa a secretária é legal”.

Após um intervalo, a juíza Adriana Goulart de Sena, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, abordou o tema “Engenharia de Pauta”. E, para finalizar o evento, o diretor da Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Rene Chabar Kapitansky, focalizou o tema “Gestão de Pessoas em Vara do Trabalho”.