logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Fortaleza recebe novo prédio da Justiça do Trabalho nesta quinta-feira (14/12)

A população de Fortaleza vai receber um novo prédio da Justiça do Trabalho. Após obras estruturais que modernizaram as instalações físicas e deram nova fachada ao prédio, o edifício Desembargador do Trabalho Manoel Arízio Eduardo de Castro - prédio pertencente ao complexo do Fórum Autran Nunes — será reinaugurado nesta quinta-feira (14/12), às 10h. A presidente do Tribunal Regional do trabalho do Ceará, desembargadora Maria José Girão, convida magistrados, servidores, advogados e público em geral para a cerimônia de entrega.

O edifício Des. Manoel Arízio de Castro possui mais de 30 anos de uso e nunca havia passado por grandes intervenções de engenharia. A modernização promoveu uma recuperação estrutural, adequações para garantir acessibilidade, além de inserção de equipamentos de sustentabilidade e de eficiência energética, com um novo sistema de climatização. A área total da obra é de aproximadamente 5.650 metros quadrados.

A nova fachada foi feita com uma combinação de vidro e alumínio, o que possibilita maior luminosidade natural e impede a entrada de raios ultravioleta. A tecnologia também cria um isolamento térmico que melhora a eficiência da climatização.

No térreo, há um hall de acesso com recepção, novo espaço para a Central de Mandados e espaço para agência bancária. O 1º e 2º pavimentos abrigarão a 15ª, 16ª, 17ª e 18ª varas do trabalho. Funcionarão duas varas em cada andar. No 3º pavimento, funcionará a Divisão de Execuções Especiais e Hasta Pública e há ainda espaço para abrigar uma vara trabalhista. No 4º andar, há espaço para refeições rápidas, com área de convivência e salas para realização de eventos. No 5º andar, ficarão a Diretoria do Fórum, um consultório odontológico e uma área para arquivo.

As obras da reforma foram iniciadas em fevereiro de 2015. No ano seguinte, devido aos cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho, houve paralisação temporária das obras. Ainda em 2016, as atividades da reforma foram retomadas com a modernização dos elevadores, a instalação da comunicação visual de sinalização e do mobiliário fixo.

De acordo com o diretor de secretaria da 16ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Francisco Otávio Costa, com as novas instalações, a expectativa é que tanto os serviços internos quanto o atendimento ao público ganhem em conforto e agilidade. "Será uma significante ampliação de espaço físico, uma vez que as quatro varas que estavam provisoriamente alojadas no outro edifício do Fórum Autran Nunes funcionavam numa área projetada para apenas duas varas. Agora, teremos salas apropriadas para calculista, assessoria e uma ampla secretaria, com atendimento adequado e acessível ao público, além de estrutura para até duas salas de audiência", afirma o servidor.

Embora as 15ª, 16ª, 17ª e 18ª varas do trabalho passem a funcionar no novo prédio a partir da inauguração, as audiências já agendadas até o final do ano permanecerão acontecendo nas salas do Ed. Dom Hélder, cuja entrada é pela Av. Tristão Gonçalves, 912, Centro.

Serviço
Inauguração da reforma de modernização do Ed. Des. Manoel Arízio de Castro

Data:14 de dezembro de 2017 (quinta-feira)
Hora: 10h
Local: Fórum Autran Nunes
Endereço: Av. Duque de Caxias, 1.150 – Centro – Fortaleza/CE