logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Comissão de gestão ambiental do TRT/CE participa da primeira corrida cearense contra o fumo

A ECOSÉTIMA - Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região participou da Primeira Corrida Cearense Contra o Fumo, realizada na Avenida Beira Mar, no último dia 29 de agosto. Promovida pela SCPT - Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, com apoio da Secretária de Saúde do Estado do Ceará, a corrida teve também a participação de personalidades e políticos, como a senadora Patrícia Saboya e o deputado estadual Artur Bruno, que declararam apoio à luta contra o tabagismo.

O tabagismo é considerado pela OMS - Organização Mundial da Saúde, a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O total de mortes devido ao uso do tabaco já atingiu a marca de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

O objetivo do evento era alertar a população para os danos físicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais causados pelo fumo.

A presidente da SCPT, Penha Uchôa, salientou que “a idéia era exatamente estimular os jovens para que adotem hábitos saudáveis como prática cotidiana. Praticando o esporte, eles fazem a exclusão do cigarro”, afirmou a presidente.

Durante a corrida, a servidora do TRT/CE Deven Miller, representando a ECOSÉTIMA, distribuiu panfletos educativos acerca dos males causados pelo cigarro. Entre esses males estão o câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estomago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, mama, além de diabetes, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, aborto, tuberculose, hipertensão arterial entre outros.

A corrida também teve a participação de muitas entidades civis, grupos de amigos e associações que se engajaram na luta contra o fumo e que se solidarizaram com a ECOSÉTIMA, trocando panfletos e parabenizando a iniciativa do evento.

APOIO NA LUTA CONTRA O CÂNCER INFANTIL
No mesmo dia, por volta das nove horas da manhã, foi realizada a abertura da Campanha “Mac Dia Feliz 2009”, onde o valor arrecadado com a venda do sanduíche Big Mac em todas as lojas Mcdonalds da cidade é revertido para a Associação Peter Pan que trabalha no atendimento às crianças com câncer no Ceará.

Criada por servidoras do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará – 7ª Região, há mais dez anos, a Associação Peter Pan tem o trabalho contra o câncer infantil reconhecido mundialmente, já tendo, inclusive, recebido a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, no Grau de Cavaleiro, no ano de 2005.

A servidora Naíla Maria Freire Santos fez a abertura da campanha, passando a palavra ao representante da rede Mac Donalds e demais colaboradores da Associação Peter Pan, entre eles a Procuradora Geral de Justiça do Ceará, Socorro França.

O evento durou o dia todo e a servidora do TRT/CE Silvana Dias, como voluntária da Associação Peter Pan e também integrante do ECOSÉTIMA, ficou responsável por uma das lojas.