logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Tribunal entrega Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região realizou, na última terça-feira, dia 6 de outubro, a solenidade de entrega do Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo.

Em sua primeira edição, o prêmio é uma iniciativa do TRT do Ceará com o objetivo de estimular profissionais de jornalismo e os veículos de comunicação social para a abordagem de temas que tratam do Mundo do Trabalho, enfocando ações indutoras ao processo de desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social.

Com periodicidade anual, o prêmio seleciona trabalhos em cinco categorias: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Telejornalismo e Universitário (estudantes de jornalismo), distribuindo uma premiação no valor total de 50 mil reais.

Segundo o presidente do TRT/CE, desembargador José Antonio Parente da Silva, a edição 2009 do concurso, que teve o tema O trabalho como valor social, “mostrou a capacidade de entendimento na relação de trabalho entre empregado e empregador a partir das matérias veiculadas pela a mí¬dia, o que dá um retorno multiplicado para o Tribunal, porque nós percebemos, que com a mí¬dia, empregados e empregadores ampliaram seus conhecimentos a respeito dos direitos trabalhistas”.

Na ocasião, o presidente do TRT/CE fez também o lançamento da edição 2010 do concurso que tem como tema “O trabalho como matriz de direitos”. A data para anúncio e premiação dos vencedores será o dia 1º de junho de 2010, Dia da Imprensa.

A primeira edição do Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo teve as reportagens vencedoras foram veiculadas na mí¬dia local, ficando em primeiro lugar, na categoria de Jornalismo Impresso, as repórteres do Jornal Diário do Nordeste, Ludmila Wanbergna, Janine Maia e Paola Vasconcelos. O segundo lugar na categoria também ficou com o DN, para reportagem do jornalista Sérgio de Sousa.

A TV Verde Mares levou o primeiro lugar em Telejornalismo, com a repórter Aline Oliveira e equipe. Já o segundo ficou com a repórter Ana Paula Lustosa, da TV Cidade.

Os vencedores na categoria Radiojornalismo foram os jornalistas da Rádio Universitária FM, Fernando Jocelito Reinaldo, Vânia Maria Magalhães e Márcia Maria Vieira Machado. O segundo lugar foi para Eriberto Vieira Sales, também da Rádio Universitária FM.

Na categoria Universitário, tanto o primeiro lugar como o segundo foram conquistados por estudantes de jornalismo da FIC – Faculdade Integrada do Ceará. O primeiro lugar ficou com os estudantes Amir D’aracele Fontenele de Oliveira, Altemyr Carneiro Moura e José Marcos Mendes de Moura. O segundo com Eliane Macedo Picanço e Rebeca Aguiar. Na categoria Fotojornalismo não houve trabalhos inscritos.

Participaram da entrega do Prêmio Nacional TRT7 de Jornalismo, compondo a mesa que presidiu a solenidade, além do presidente do TRT/CE, desembargador Antonio Parente, o vice-presidente Cláudio Soares Pires, o presidente da Agência da Boa Notícia, jornalista Souto Paulino, a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará, Deborah Lima, a desembargadora Dulcina Palhano, o desembargador Manoel Arízio Eduardo de Castro; o desembargador Antonio Marques Cavalcante Filho, ouvidor regional do TRT/CE, o diretor geral do TRT/CE, Francisco José Pontes Ibiapina, e o Assessor de Comunicação do TRT/CE, jornalista Moacir Maia.

Também estiveram presentes à sala de sessões do Pleno, local da solenidade, a coordenadora do curso de Jornalismo da FIC, Rosane Nunes, o professor Lauriberto Braga, também da FIC, e a editora do caderno de cidade do jornal Diário do Nordeste, Suzete Nocrato.