logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Prefeita de Fortaleza conhece ações do TRT/CE

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, recebeu, nesta terça-feira, dia 6 de outubro, no gabinete da Presidência, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para uma reunião de trabalho que durou toda a manhã, quando foi apresentado e discutido um elenco de projetos implantados pela atual administração do Tribunal e as ações que deve realizar até o final da gestão.

O encontro contou com a participação de diretores e assessores do Tribunal, oportunidade em que o desembargador José Antonio Parente solicitou o apoio da prefeita Luizianne Lins para intensificar a articulação institucional, estreitando relações e construindo parcerias que contribuam para a melhoria na prestação dos serviços à população com a realização de projetos de interesse da Justiça do Trabalho na área do legislativo municipal. “Queremos trabalhar, cada vez mais, em sintonia com os anseios da sociedade, buscando aprimorar, de forma incessante, a eficiência e a transparência nas nossas ações”, ressaltou o presidente do TRT/CE.

Numa exposição feita pelo diretor geral do Tribunal, Francisco José Ibiapina, foram destacados os principais projetos implantados e em andamento na atual gestão do TRT e que visam à melhoria da prestação jurisdicional, tais como propostas de ações conjuntas com a própria Prefeitura de Fortaleza, a agenda ambiental, a Agenda 7 de Cultura, a campanha institucional pela formalização de vínculos trabalhistas, realização de perícias para trabalhadores carentes, ações de capacitação e treinamentos e o Programa Mundo do Trabalho na Praça.

O diretor geral do TRT/CE enumerou, também, a movimentação de processos no âmbito da 7ª Região e o aumento da capilaridade da Justiça do Trabalho do Ceará para garantir maior acesso da população como, por exemplo, a inauguração do Posto Avançado da Vara do Trabalho de Limoeiro do Norte na cidade de Aracati e a futura implantação dos Postos Avançados da Justiça do Trabalho na Vara de Maracanaú, em Maranguape e outro Posto da Vara de Sobral no município de Acaraú, ambos em fase de elaboração.

Além disso, Francisco Ibiapina ressaltou a importância da implantação da Vara Itinerante do Cariri, em fase de elaboração do projeto básico para compra de veículo adaptado e com previsão de funcionamento até o final deste ano. Ele salientou as melhorias na prestação dos serviços da Justiça do Trabalho com o processo digital, em fase de planejamento com formação de grupos de trabalho, o Leilão Unificado das Varas do Trabalho de Fortaleza e Região Metropolitana, em pleno funcionamento, a construção do prédio para o Depósito Judicial em parceria com o Governo do Estado, bem como a Estação Trabalho, que deverá ser inaugurada dia 1º de maio de 2010, nas dependências do Fórum Autran Nunes, reunindo diversos órgãos públicos que prestam serviços ao trabalhador.

Por último, o diretor Francisco José Ibiapina destacou os esforços da administração do TRT do Ceará para ampliar os canais de comunicação com a população citando o Programa de TV “De Fato e de Direito” que, em parceria com a TV Ceará, vai ao ar toda quinta-feira, às 19 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, informando sobre direitos e deveres de patrões e empregados. O Tribunal tem um processo em fase de instalação de um estúdio de TV, o projeto TV7.

O presidente do TRT/CE agradeceu a presença da prefeita Luizianne Lins e ouviu dela palavras de apoio à sua administração, dentro de sua área de competência na construção de alianças institucionais que busquem a melhoria dos serviços prestados á população da Capital e aproveitou que vai implantar, até o final da sua gestão, a TV Pública Municipal.