logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Administração do TRT/CE reúne magistrados e diretores de varas para tratar da Semana da Execução

A administração do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará reuniu-se, na segunda-feira (29/8), com magistrados e diretores de secretaria de varas do trabalho para traçar estratégias e pedir a colaboração para realizar a Semana Nacional da Execução Trabalhista, que acontece no período de 19 a 23 de setembro. Além das tentativas de acordos, estão previstas várias ações como, a realização de um feirão de bens penhorados.

A presidente do TRT/CE, desembargadora Maria José Girão, falou sobre a necessidade de promover a conciliação. “Se não partirmos para uma mudança de paradigma, priorizando os métodos consensuais de solução de conflitos, os processos continuarão se acumulando”, disse. Preocupada com o volume de ações, a magistrada pediu o empenho de todos para pautar o maior número possível de processos em execução durante a Semana.

Para o coordenador das conciliações no TRT/CE, desembargador José Antonio Parente, a conciliação tornou-se prioridade para a Justiça do Trabalho. Ele falou sobre a atuação do Núcleo de Conciliações do Tribunal e sobre a determinação do Tribunal Superior do Trabalho em criar Centros de Conciliação em todos TRTs do País. “Os Centros vêm no sentido fornecer um ambiente mais propício para acordos”, ressaltou.

O corregedor regional, desembargador Durval de Vasconcelos Maia, pediu prioridade para processos em execução nas audiências da Semana, mas sem prejuízo das pautas normais, já marcadas. “Esperamos com isso tornar a jurisdição mais efetiva, com a solução de processos que às vezes se arrastam por décadas”, disse o corregedor. Ele também pediu o apoio dos magistrados e dos servidores para repetir o sucesso da última Semana de Conciliação.

Resultados
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará foi um dos destaques da segunda Semana Nacional da Conciliação Trabalhista realizada no período de 13 a 17 de junho. Dos 24 tribunais trabalhistas do País, o cearense foi o nono que mais arrecadou, com R$ 25,3 milhões, e também o nono Regional que mais homologou acordos. Foram 1.102 conciliações realizadas nos cinco dias do evento.

Comparando-se o número de acordos homologados com a quantidade audiências realizadas, o TRT/CE sobe para a quinta colocação entre os mais produtivos. Foram realizadas 2.001 audiências, das quais resultaram 1.102 acordos, o que corresponde ao percentual de 55% de conciliações. A média nacional foi de 42,5% de acordos homologados em relação às audiências realizadas.