logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Balanço confirma sucesso do projeto "Mundos do Trabalho na Praça"

A opinião foi unânime. O projeto “Mundos do Trabalho na Praça”, realizado no dia 05 de dezembro, na Praça do Ferreira, em Fortaleza, reunindo dezessete instituições públicas, foi um sucesso dentro da sua proposta de levar informações e serviços à população da Capital.

Nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, durante reunião com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, desembargador José Antonio Parente da Silva, as coordenadoras do projeto, Adelaide Gonçalves, Valéria Feitosa, Ivone Paiva e representantes das instituições que participaram da realização do projeto “Mundos do Trabalho na Praça”, tinham a mesma opinião de que “o resultado foi um sucesso”.

Para a representante do SEBRAE/CE, Vera Lúcia Bezerra, por exemplo, “foi muito positivo, a coisa realmente funcionou. O trabalhador foi à praça e o projeto aconteceu. Nós atendemos a 51 pessoas sobre empreendedor individual e queremos continuar com essa parceria”, disse.

A representante da Secretaria Executiva Regional do Centro, Raquel Maria de Queiroz, falou que “o momento foi muito bom para que as pessoas soubessem que a Secretaria está no Centro da Cidade para resolver as demandas daquela área da cidade. Muitas pessoas não sabiam do que se tem no Centro e nós pudemos atender várias pessoas”, concluiu.

O secretário geral da Presidência do TRT/CE, juiz Inocêncio Uchoa, fez uma avaliação de que o projeto foi construtivo e, principalmente, garantiu a articulação que existiu entre as instituições lideradas pelo TRT. “O evento em si achei muito bom, de boa qualidade. Tivemos a participação de 17 juízes que fizeram panfletagem e servidores que participaram voluntariamente”, afirmou.

O procurador da Fazenda Nacional, Luiz Dias, disse que foram atendidos 57 trabalhadores. O atendimento foi considerado por ele como muito bom. “Sugiro que a próxima edição seja feita com mais dias, à noite estive na praça com minha filha e deu pena ver toda aquela estrutura sendo desmontada. Poderíamos fazer em uma sexta-feira e sábado. Na sexta-feira o trabalhador passa vê e divulga e no dia seguinte vem para ser atendido”, sugeriu concluindo sua avaliação.

O representante do SINE/IDT, Ciro Ferreira, parabenizou a organização do o evento e classificou de um sucesso porque “nós que já temos experiência nesse tipo de ação, vimos que o projeto foi realmente campeão. O atendimento muito bom. Tivemos 45 atendimentos e 43 tira dúvidas. O projeto tem tudo para dar certo porque teve tanta aceitação”, destacou.
Já a representante da agência W10, empresa encarregada da infra-estrutura do projeto, Fernanda Gomes, explicou que “todo evento, sempre na primeira vez, é muito complicado. Na Praça do Ferreira são vários mundos e vários públicos que mudam a todo o momento. Assim, precisamos dar mais informações às pessoas que não sabem o que é “Mundos do Trabalho na Praça”. É claro que até que as pessoas assimilem esse conceito vai ser complexo, mas temos certeza do acerto da iniciativa”, explicou.

A avaliação obteve unanimidade como positiva entre todas as instituições. Para Valéria Feitosa, do TRT/CE e uma das coordenadoras do projeto, “a reunião foi positiva e de primeira qualidade. Vimos que todos foram de acordo de que numa próxima edição tenhamos um maior espaço de tempo, com mais dias de atendimento”, afirmou.

Ao final da reunião, o presidente do TRT/CE, desembargador Antonio Parente, fez uma avaliação mostrando o que faltou e o que pode ser melhorado. “Acredito que devemos pensar na permanência do lugar, tempo de divulgação, porque nesse primeiro momento foi pouco. Precisamos incluir mais parceiros, convidar mais instituições como a Igreja, Secretaria de Justiça, TCU, UFC. Precisamos oferecer novos serviços e produtos como carteira de identidade e, até mesmo, passagem de volta para o trabalhador que for atendido”, concluiu o desembargador sugerindo que no próximo ano o projeto seja realizado durante a semana do trabalho, no mês de maio.