logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Desembargadora Maria José Girão toma posse como presidente do TRT/CE nesta sexta-feira (10/6)

Desembargadora Maria José Girão toma posse, nesta sexta-feira (10/6), às 17h, no cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). A magistrada substituirá o desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, que está à frente do órgão desde junho de 2014. O desembargador Jefferson Quesado Júnior assume a vice-presidência e o desembargador Durval César de Vasconcelos Maia será empossado corregedor-regional.

A nova presidente terá pela frente o desafio de administrar um Regional com uma das maiores demandas processuais do País. Em 2015, foram recebidos 61.456 novos processos para julgar nas 37 varas do trabalho do Estado. O número é 20% superior a 2014, quando empregados e empregadores ingressaram com 51.227 ações trabalhistas. É a maior procura pelo serviço nos últimos dez anos, que registram média de 5% de crescimento anual de processos novos.

Ao todo, são mais de 149 mil processos trabalhistas em tramitação na primeira instância da Justiça do Trabalho do Ceará e quase dez mil no segundo grau. Para atender a essa demanda, o TRT/CE conta atualmente com 14 desembargadores, 69 juízes e um quadro de 1.037 servidores.

Os desafios da futura presidente tornam-se ainda mais relevantes em função dos recentes cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho. O Judiciário trabalhista teve seu orçamento reduzido drasticamente pela Lei Orçamentária Anual de 2016. O corte foi de 29% na parte de custeio e 90% na parte de investimentos.

Currículos

A desembargadora Maria José Girão foi nomeada para o cargo de juiz do trabalho substituto da Justiça do Trabalho do Ceará em 1986 e tomou posse em 9 de junho do mesmo ano. No início da carreira, foi designada para auxiliar em várias juntas de conciliação e julgamento (JCJ), como as localizadas nos municípios cearenses de Fortaleza, Iguatu, Sobral, Crato, e também em São Luís e Imperatriz, no Maranhão.

O então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou, em 7 de junho de 2010, mediante promoção pelo critério de antiguidade, a magistrada para exercer o cargo de desembargadora do TRT/CE. Sua posse ocorreu em 8 de junho de 2010.

Há 30 anos na magistratura trabalhista, a desembargadora Maria José Girão também já exerceu o cargo de corregedora regional do TRT/CE no período de 2012 a 2014.

O desembargador Jefferson Quesado Júnior é juiz do trabalho desde 1989. Foi promovido por merecimento em outubro de 1992, quando se tornou juiz titular da vara do trabalho de Iguatu. Ele também foi titular em Quixadá, Baturité e na 7ª vara de Fortaleza. Foi promovido ao cargo de desembargador em janeiro de 2013 e atua como corregedor regional da Justiça do trabalho do Ceará desde junho de 2014.

O desembargador Durval Maia iniciou sua carreira como juiz substituto na Justiça do Trabalho da Bahia, em 1992. Transferido para o Ceará, trabalhou como juiz titular nos municípios do Crato, Limoeiro do Norte, Quixadá, Baturité e Fortaleza. Promovido por merecimento pela presidente Dilma Rousseff, o magistrado tomou posse como desembargador no TRT/CE no dia 5 de dezembro de 2013.