logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Construção civil recebe reforço na luta contra acidentes de trabalho

Tida como um dos setores da economia responsáveis pelos maiores índices de acidentes de trabalho no Brasil, a construção civil recebeu um reforço para conscientizar trabalhadores e empresários sobre a necessidade de prevenir acidentes. O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), por meio do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon) iniciaram, nesta segunda-feira (18/4), campanha de conscientização para a prevenção de acidentes em canteiros de obras.

O lançamento da campanha O Acidente Não Compensa reuniu cerca de 200 operários, empresários, engenheiros, sindicalistas e magistrados em obra de um edifício residencial em Fortaleza.

Em sua mensagem, a ministrado do Tribunal Superior do Trabalho Maria Helena Mallmann defendeu a participação da sociedade organizada na prevenção de acidentes de trabalho. “Não podemos continuar com estes altos índices de acidentes, e para isso precisamos fazer um trabalho em conjunto com os sindicatos dos trabalhadores e dos empresários, com a Justiça do Trabalho e com os demais órgãos voltados para solucionar ou prevenir litígios”, afirmou a ministra, que é uma das gestoras nacionais do Programa Trabalho Seguro.

“Nosso objetivo maior em unir a Justiça do Trabalho e a construção civil é no sentido de salvar vidas”, disse um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes. Segundo o magistrado, 48 trabalhadores morrem ou ficam inválidos todos os dias, no Brasil, devido a acidentes de trabalho. “Nós queremos com a campanha diminuir esses índices. O acidente de trabalho representa um flagelo social com possibilidades de agravamento se não forem tomadas medidas proativas”, alertou.

Para o presidente do TRT/CE, desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior, o objetivo final da campanha é educar os trabalhadores para que zelem pela saúde e pela própria integridade física. “Por mais que a empresa forneça os equipamentos de segurança, por mais que a Justiça do Trabalho alerte, por mais que as campanhas alertem, vocês são os maiores responsáveis pela própria vida”, ressaltou o magistrado.  

A Campanha
Dentro da programação de lançamento da campanha, também haverá palestra com o Gerente de Saúde e Medicina Ocupacional do SESI, Gustavo Nicolai, abordando os impactos dos acidentes de trabalho e afastamentos previdenciários. O evento acontece no dia 25 de abril, às 17h, no auditório Waldyr Diogo de Siqueira, na FIEC. Participarão da solenidade ministros, desembargadores, representantes dos sindicatos associados à FIEC e convidados.

A campanha O Acidente Não Compensa prevê realização de palestras, visitas a canteiros de obras, distribuição de material educativo e a veiculação de campanhas publicitárias em rádio e televisão. Tudo com o objetivo de sensibilizar trabalhadores e empregadores do setor.