logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Sucesso na realização do projeto Mundos do Trabalho na Praça

O projeto Mundos do Trabalho na Praça, realizado no último sábado, dia 05 de dezembro, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza, reuniu desembargadores, juízes, políticos, representantes de instituições públicas e privadas, e, principalmente, o trabalhador.

O desembargador José Antonio Parente, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região, falou sobre a importância do evento como o primeiro a congregar dezesseis instituições e disse que “é inédito o que estamos presenciando hoje. Todas essas instituições, aqui trabalhando para chegar até o trabalhador, explicando a cada um que busca por orientação sobre direitos trabalhistas. É gratificante, até porque sabemos que isso não seria possível sem a participação efetiva de todos os órgãos aqui presentes”, assinalou.

Realizado em pleno sábado, o trabalhador não dispensou a oportunidade de ficar informado, mesmo tendo que levar as crianças, como foi o caso de Adriana Souza, que compareceu acompanhada dos três filhos. “Eu tinha vindo ao Centro para comprar alguma coisa para o Natal e aproveitei para saber o problema dos direitos da empregada doméstica, como é o meu caso. Agora eu fiquei sabendo como é e como devo buscar meus direitos” afirmou.

Para a diretora pedagógica da Escola Judicial do TRT da 7ª Região, Adelaide Gonçalves, também, uma das coordenadoras do projeto “Mundos do Trabalho na Praça”, “o resultado foi muito bom. Cerca de seis mil cartilhas dos direitos trabalhistas foram distribuídas na Praça, além dos muitos serviços prestados. Ainda não temos os números finais, mas já temos a certeza de que cumprimos bem nosso dever e atingimos nossos objetivos”, disse a diretora.

O secretário geral da Presidência do TRT7, juiz Inocêncio Uchoa, faz um balanço de que “foi um sucesso todo o evento, com resultados mais que satisfatórios, em especial para o TRT que liderou toda essa mobilização”, afirmou ele, destacando que a idéia que foi assumida pelos servidores e magistrados do TRT do Ceará. “É a primeira vez que nós temos os magistrados na rua, exercendo uma militância em favor dos que necessitam dos nossos serviços, indo além do ato de julgar. Isso era impensável há dois anos”, destacou.

Com relação aos trabalhos oferecidos pelas instituições que estiveram presentes na Praça do Ferreira, o secretário geral da Presidência afirmou que além da prestação de serviço, “o evento devolveu o valor trabalho ao centro da vida do cidadão. Com o neoliberalismo o valor do trabalho foi substituído pelo valor/moeda. O trabalhador sabe que ali estava o trabalho como valor maior”, concluiu.

Além das informações e serviços das dezesseis instituições, um quiosque foi montado na praça para dar informações sobre os leilões unificados da Justiça do Trabalho, com foco para o próximo leilão, que acontecerá dia 9 de dezembro, no Fórum Autran Nunes.

Logo ao lado, um mini auditório foi montado para palestras que abordaram temas como os preconceitos contra a mulher negra que fez a sala lotar. A partir do meio dia, teve inicio uma oficina sobre reciclagem de papel.

No pavilhão central, com 16 boxes, um para cada serviço ofertado ao trabalhador, foi possível saber sobre os Programas Primeiro Passo, Bolsa Família, Laboratório de Inclusão, Projeto Criando Oportunidades, Projeto Juventude Cidadã e Projeto Juventude Empreendedora, além de ônibus com atendimento sobre os processos trabalhistas.

Participam do Programa Mundos do Trabalho na Praça a AGU - Advocacia Geral da União, BNB, Caixa, Câmara Municipal de Fortaleza, INSS, Procuradoria da Fazenda Nacional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria do Centro, Secretaria de Direitos Humano da PMF, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, SEBRAE/CE, SINE/IDT, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região e Universidade Federal do Ceará.