logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Desembargadora Maria José Girão é eleita presidente do TRT/CE

O Plenário do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) elegeu, na tarde desta segunda-feira (28/3), os desembargadores que irão administrar a instituição no biênio 2016/2018. A desembargadora Maria José Girão foi eleita presidente, o desembargador Jefferson Quesado Júnior foi escolhido para o cargo de vice-presidente e o desembargador Durval César de Vasconcelos Maia foi eleito corregedor-regional.

“Pretendo fazer uma gestão participativa e aberta ao diálogo. Preciso do apoio de todos para administrar o Tribunal, de magistrados e de servidores, porque só dialogando e conversando conseguiremos vencer as dificuldades”, afirmou a presidente eleita.  A cerimônia de transferência de cargos e posse dos novos gestores deve ser realizada na segunda quinzena de junho.

A desembargadora Maria José Girão terá pela frente o desafio de administrar um Regional com uma das maiores demandas processuais do país. Em 2015, foram recebidos 61.456 novos processos para julgar nas 37 varas do trabalho do Estado. O número é 20% superior a 2014, quando empregados e empregadores ingressaram com 51.227 ações trabalhistas. É a maior procura pelo serviço nos últimos dez anos, que registram média de 5% de crescimento anual de processos novos.

Ao todo, são mais de 149 mil processos trabalhistas em tramitação na primeira instância da Justiça do Trabalho do Ceará e 9.982 no segundo grau. Para atender a essa demanda, o TRT/CE conta atualmente com 14 desembargadores, 69 juízes, e um quadro de 1.037 servidores.

Os desafios da futura presidente tornam-se ainda mais relevantes em função dos cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho em 2016. O Judiciário trabalhista teve seu orçamento reduzido drasticamente pela Lei Orçamentária Anual para este ano. O corte foi de 29% na parte de custeio e 90% na parte de investimentos. São gastos com energia, transporte, vigilância e compra de novos equipamentos, por exemplo, que terão de ser reduzidos ou eliminados.

 

Currículo
A desembargadora Maria José Girão foi nomeada para o cargo de juiz do trabalho substituto da Justiça do Trabalho do Ceará em 1986 e tomou posse em 9 de junho do mesmo ano. No início da carreira, foi designada para auxiliar em várias juntas de conciliação e julgamento (JCJ), como as localizadas nos municípios cearenses de Fortaleza, Iguatu, Sobral, Crato, e também em São Luís e Imperatriz, no Maranhão.

O então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou, em 7 de junho de 2010, mediante promoção pelo critério de antiguidade, a magistrada para exercer o cargo de desembargadora do TRT/CE. Sua posse ocorreu em 8 de junho de 2010.

Há aproximadamente 30 anos na magistratura trabalhista, a desembargadora Maria José Girão também já exerceu o cargo de corregedora regional do TRT/CE no período de 2012 a 2014.