logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Consumo consciente é tema de debate sobre Dia Mundial da Água

Para promover o Dia Mundial da Água, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará realiza, nesta sexta-feira (18/3), às 10h, uma roda de conversa sobre a situação hídrica do nosso Estado, com o objetivo de difundir o consumo consciente da água. O debate será conduzido pelo gerente de Segurança e Infraestrutura da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Berthyer Peixoto Lima, no auditório do TRT/CE. O evento é aberto ao público em geral e não é necessário realizar inscrição.

Segundo boletim hídrico estadual divulgado pela Cogerh em 11 de março, os 153 açudes monitorados pelo órgão, cuja capacidade é de 18,68 bilhões de metros cúbicos de água, apresentam volume de 2,33 bilhões, o que corresponde a apenas 12,46% do total. Somente sete açudes estão com capacidade acima de 90%, enquanto 128 unidades estão com volume inferior a 30%.

Outro dado alarmante é que, embora a população brasileira em quatro anos tenha crescido 3,8%, a demanda pela água aumentou quase cinco vezes no mesmo período. No Ceará, a irrigação agrícola domina o uso da água com 58% do consumo, seguida do abastecimento urbano (23%), da indústria (13%), do abastecimento rural (3%) e da pecuária (3%). O cearense consome em média 127 litros de água por dia. Os números, referentes ao ano de 2010, são da Agência Nacional de Águas.

A presidente da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT/CE (Ecosétima), juíza do trabalho Aldenora de Souza Siqueira, ressalta a importância do comparecimento de todos à roda de conversa e defende que é dever de cada cidadão reconhecer sua parcela de responsabilidade no consumo consciente da água. "Além do cenário de seca severa que caracteriza o semiárido cearense, a nossa realidade hídrica atual é reflexo das consequências da má gestão desse bem", afirma.

Preocupação global - A atenção com o consumo da água tem atingido até setores que normalmente não se preocupavam com demandas ambientais. É o caso do Vaticano, que em junho de 2015 divulgou a chamada "Encíclica Verde". Nela, o papa Francisco alerta que a carência de água provocará o aumento do custo dos alimentos e de vários produtos que dependem do seu uso. "Alguns estudos assinalaram o risco de sofrer uma aguda escassez de água dentro de poucas décadas, se não forem tomadas medidas urgentes. Os impactos ambientais poderiam afetar milhões de pessoas, sendo previsível que o controle da água por grandes empresas mundiais se transforme numa das principais fontes de conflitos deste século", afirma trecho do documento papal.

Serviço
Roda de Conversa com Berthyer Peixoto Lima
Gerente de Segurança e Infraestrutura da Companhia de Gestão de Recursos Hídrico - Cogerh
Data: 18 de março (sexta-feira)
Hora: 10h
Local: auditório do 4º andar - Anexo 2 do TRT/CE
Endereço: Rua Vicente Leite, 1.281 - Aldeota - Fortaleza/CE